Bombeiros de Carregal do Sal confiantes em reforço de equipamento
Bombeiros de Carregal do Sal confiantes em reforço de equipamento - SAPO VÃ*deos
RTP
No ano passado arderam mais de 140 mil hectares de floresta. Viveram-se momento dramáticos no Caramulo, onde quatro bombeiros perderam a vida. Dois deles eram da corporação de Carregal do Sal, que trabalhou até agora para melhorar o equipamento individual de protecção.
Alguém me consegue dar uma breve definição e explicar quais os parâmetros que definem o ICRIF, IOT25, IOT50 e o IOT75?
Incêndio à entrada de Faro combatido por 50 bombeiros e um helicóptero
Um incêndio registado esta tarde, por volta das 14h25, junta à E125, num terreno baldio, às portas de Faro, nas Pontes de Marchil, chegou a assustar automobilistas e moradores.
O Algarve Primeiro sabe que estiveram no combate ao fogo 50 homens de quatro corporações, auxiliados por um helicóptero e 18 viaturas, que eficazmente resolveram a situação.
Apesar do fumo intenso, que chegou a condicionar o trânsito no local, não houve edifícios ou pessoas em perigo.
Fonte: Algarve Primeiro
Esta questão dos equipamentos de protecção individual terem sido decisivos na morte de bombeiros é das maiores falácias que se tem cometido neste meio nos ultimos anos...infelizmente só quenado voltarem a morrer com epi's "bons" é que cai esta mentira!
O melhor epi é 100%algodão para o combatente sentr a radiação a que esta sujeito e auto proteger-se!
Mais protecção apenas significa maior exposição ao perigo e quando o notarem poderá ser tarde demais!
Enfim...andamos com cosméticos para variar em vez de ir ao cerne do problema...falta de formação em comportamento do fogo!
falta de formação em comportamento do fogo!
Reportagem TVI sobre os incêndios do Caramulo:
http://www.tvi24.iol.pt/503/sociedade/reporter-tvi-ana-leal-incendios-tvi24/1562982-4071.html
A segunda parte está correctíssima... A primeira assusta-me. Assusta-me sobretudo ver uma pessoa que entende as questões sobre comportamento extremo do fogo dizer uma barbaridade destas... e por isso aconselho mesmo a ver reportagem. Assusta-me também uma pessoa que passa a vida a elogiar (e não digo que mal) forças de bombeiros que vão devidamente equipadas para um cenário extremo e dizer que os melhores equipamentos são... de algodão... Desculpa mas é incompreensível uma pessoa com conhecimento na área não saber dosear o que é a a percepção do perigo, no qual te posso dar toda a razão, e aquilo que é a vida humana... a segunda deve estar sempre em primeiro lugar. Dizem os bombeiros, dizem os especialistas, dizem todos!
Talvez concorde consigo mas também discordo, poderá haver muitas corporações de bombeiros com falta de formação, mas a ENB este ano foi "grande" , este ano deu muita mas muita formação a bombeiros Voluntários, tardia e muito tardia, sim é verdade formação essa que deveria de ser exigida a muitos anos, mas este ano forneceu essa formação só não a tira quem não quer, eu estive 3 meses seguidos em formações este ano , quem diz eu digo camaradas meus de outras corporações....
A principal causa de acidentes deste género é o desconhecimento do que se faz, o problema está em quem manda 1°, muitas vezes quem manda não sabe mandar e quem manda muitas vezes não sabe nada nadinha sobre a topografia do terreno e muitos comandantes não me sabem ler uma porcaria de uma carta militar, é simples e verdade , já o vi se não nem acreditava, para começar a evitar estes acidentes estúpidos que é mesmo assim que se chamam os comandantes tem que ter muita mais formação sobre incêndios, tem que saber analisar o terreno tem que falar cara a cara com quem conhece o terreno, e o mais importante é deixarmos de pensar que somos heróis quando não o somos, temos que saber analisar os limites , coisa que os bombeiros em Portugal não sabem, todos pensamos que somos super-herois , mas afinal de contas somos como um humano qualquer...
Digo isto porque sou voluntário a 12 anos, a 11 que fasso parte de equipas de primeira intervenção , já tenho uma mão cheia de grandes incêndios e no entanto sei que não tenho experiência nenhuma, pois cada incêndio é um incêndio e nenhum é igual...