Em 2012 arderam mais de 26000 ha no incêndio de Tavira, em 2004 não sei qual foi a área ardida, mas sei que o incêndio só foi dominado quando o vento N/NO foi substituído pelo vento de leste.
Quanto à tua última frase, já no Verão do ano passado falava-se que a Serra de Monchique estava um barril de pólvora prestes a rebentar, dada a distância temporal mais de 10 anos, se o Verão for quente pode rebentar a pólvora e a Serra de Monchique ter um grande incêndio já que no Algarve não existe mais nada de relevante para arder, depois do incêndio de 2012, sem ser a Serra de Monchique.
O Algarve tem um bom potencial para grandes incêndios, sobretudo (concordo) Caldeirão e Monchique...
O Vento de Noroeste/Norte é sempre "pior" para o Algarve também por aquilo que se designa "alinhamento de forças"! Isto é: supõe que o vento provêm qo quadrante Este...o incêndio ocorre no topo de Monchique ou na vertente Oeste...o vento estará sempre "desalinhado" com o declive logo não ha o chamado pleno alinhamento das 3 forças (vento, declive e exposição)! Co ventos do quadrante Norte este alinhamento (sobretudo vento e declive) é mais comum e favorável ao desenvolvimento do incêndio!