Seguimento - Incêndios 2016

Não tenho a certeza até posso estar a dizer um grande erro, mas tenho ideia que em 2013 no incêndio do Caramulo o número de operacionais rondou os 1000. Meios aéreos sim, acho que nunca vi tantos num incêndio.

No incêndio de Tavira em 2012, chegaram a estar no combate 1045 operacionais, apoiados 238 veículos e 13 meios aéreos.

Fonte

Pelo que vi no relatório do incêndio que encontrei na internet, este foi o momento em que estiveram mais meios a operar no terreno.

No total foram 16 os meios aéreos que actuaram neste IF:
  • 9 helicópteros (entre eles, 1 Allouette III da FAP para observação e coordenação);
  • 4 aviões de asa fixa;
  • 3 Canadair (2 no âmbito do acordo entre Portugal e Espanha, e o outro alugado pela EMA).

Última edição:
O incêndio em São Domingos de Rana, Cascais está a dar trabalho. Já vai com 156 meios humanos, 44 meios terrestres e 2 meios aéreos.

Edit
: 160 meios humanos, 46 meios terrestres e 2 meios aéreos.

Última edição:
Atualização da significativa de Arouca:
dAkd2GC.png

incêndio da Glória do Ribatejo a aumentar os meios 149 operacionais, 43 meios terrestres e 1 aéreo
neste momento é esta a minha visão, o vento aqui está a aumentar muito de intensidade o que vai complicar

EDIT: 160 operacionais, 46 meios terrestes e 3 aéreos

4h8gox.jpg

• Gosto
Reactions: guisilva5000
A partir de hoje/amanhã começa a mudar o padrão atmosférico que nos trouxe a este ponto critico. Onde ainda não arde é fazer um último grande esforço de vigilância e combate rápido de todas as ignições. Aonde ainda arde é aproveitar para acabar com tudo no fim de semana. E digo isto porque não raras vezes quando muda o padrão os problemas começam depois noutras zonas, até aqui tem sido mais o litoral norte/centro a ser afectado.

A partir de hoje/amanhã começa a mudar o padrão atmosférico que nos trouxe a este ponto critico. Onde ainda não arde é fazer um último grande esforço de vigilância e combate rápido de todas as ignições. Aonde ainda arde é aproveitar para acabar com tudo no fim de semana. E digo isto porque não raras vezes quando muda o padrão os problemas começam depois noutras zonas, até aqui tem sido mais o litoral norte/centro a ser afectado.
Já tinha pensado nisso. O padrão tem estado mau para o NW, portanto ao virar o padrão pelo menos temporariamente vai piorar no interior e mais a sul. Parece-me quase certo. Esperemos é que o arrefecimento seja significativo para em curto prazo varrer as más condições de todo o território, mesmo depois dessa viragem.

PS: pelo sat24 pelo menos parece ser significativa a entrada de ar húmido e fresco esta noite no litoral norte e centro, pelo menos isso..

Última edição: