Seguimento - Incêndios 2024

Fotos que tirei a uns minutos atrás com vista para o lado da S.Caramulo e S.Estrela:
d4OQx0F.jpg


d4ODlqB.jpg

d4OQzUg.jpg
 
É esse, e este vídeo em baixo parece ser numa zona industrial perto das antigas minas de urânio da Urgeiriça, aí perto da n234, no corte para Vale de Madeiros.

Começa a fazer lembrar 2017, onde ardeu muito armazém/indústria.
Estrada entre Canas e Felgueira está interdita nos dois sentidos (Rua da Escola).
 
"Informação extra":

16/9 15:00 ️ Devido aos diversos incêndios as autoridades estão a proceder a alguns cortes de estrada.

A1: Grijó a Coimbra Norte

A25: Nó do Estádio a Reigoso

IC2: Pinheiro da Bemposta e A-Branca

A29: Estarreja ao nó de Espinho (N/S) e Salreu até à A25 (N/S)

EN109: Estarreja a Aveiro

A17: de Mira à A25 (S/N)

A32: cortada no nó com a A41 na zona de Sandim (N/S)

A43: Gondomar a Gens ️

Adicionalmente e devido também aos incêndios:
Linha do Vouga: circulação suspensa entre Espinho-Vouga e Paços de Brandão.
Linha do Douro: circulação a efetuar-se em via única (via descendente) entre Valongo e S. M. Campo
Linha do Norte: restabelecida a circulação em Cacia.

Informação da GNR/PSP: Não circular para a Zona de Aveiro. Quem se dirigir para Aveiro pelos principais acessos vai receber informação para voltar para trás. Cumpre as indicações das autoridades e evita passar por zonas com incêndio ativo. Sabemos que pode ser apelativo mas não utilizes drones perto dos incêndios para não interferir com as operações.
 
Última edição:
Esta noite o vento vai continuar forte com rajadas em todas as terras altas, de Leste, o que significa que será vento muito seco - não deve dar para dar tréguas a nenhum dos incêndios... :(

Haverá um período de acalmia do vento a partir desta hora até ao final da noite que deverá ajudar a resolver as situações mais complexas próximas dos núcleos urbanos (nomeadamente Albergaria e Oliveira de Azemeis). Os fogos que actualmente decorrem mais para o interior (se não forem apagados até lá) e os que eventualmente venham a surgir, vão ser um problema na madrugada e primeiras horas da manhã...
 
É esse, e este vídeo em baixo parece ser numa zona industrial perto das antigas minas de urânio da Urgeiriça, aí perto da n234, no corte para Vale de Madeiros.

Começa a fazer lembrar 2017, onde ardeu muito armazém/indústria.
Localizador do incêndio de Canas reposicionado precisamente nas traseiras dessas unidades fabris, como se vê nesse vídeo.
 
Mais um de Canas de Senhorim
 

A43 cortada ao trânsito nos dois sentidos em Gondomar​


A circulação na A43 e na estrada D. Miguel, ambas em Gondomar, estão cortadas ao trânsito devido a um incêndio em Jovim, naquele concelho, revelou à Lusa fonte da Protecção Civil.
Segundo o Centro Municipal de Operações de Socorro de Gondomar, está a lavrar um incêndio desde as 13h02 em Jovim, situação que levou a que fossem retiradas pessoas das casas mais próximas ao local do incêndio.
Numa publicação na sua página no Facebook, o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, assinala a “A43 cortada a partir do nó de Gondomar Este”, bem como a Estrada "D. Miguel cortada entre a auto-estrada e Jovim”.
Na mesma publicação, o autarca admite que a “EN108, [que junto ao rio Douro liga o Porto e Entre-os-Rios], está “com probabilidade de corte”.
Há 2 minutos
 

Três casas arderam em Gondomar e A43 foi cortada.​

16 setembro, 2024 às 14:01

Três casas arderam na freguesia de Jovim, em Gondomar, concelho onde, esta segunda-feira à tarde, estão a lavrar vários incêndios.

As chamas obrigaram, ao início da tarde, ao corte da A43, a partir do nó de Gondomar Este. A estrada D. Miguel, que liga São Pedro da Cova a Jovim, também está cortada, informou o presidente da Câmara, Marco Martins, na sua página de Facebook. Segundo apurou o JN no local junto da GNR, na localidade de Jovim, três casas e um anexo arderam.

 
Mais um de Canas de Senhorim
Parece ser na mesma zona, agora um pouco mais a norte, o fogo progrediu para nordeste, daí o corte da Rua da Escola e vários caminhos interditados.

Fogo-Canas-sat.webp
 
Mais um de Canas de Senhorim
Vídeos feitos a partir das bombas da CEPSA. Área de pinheiros principalmente. Perigosa devido à proximidade das unidades fabris (200m).