Seguimento - Incêndios 2024

Fotos que tirei a uns minutos atrás com vista para o lado da S.Caramulo e S.Estrela:
d4OQx0F.jpg


d4ODlqB.jpg

d4OQzUg.jpg
 
É esse, e este vídeo em baixo parece ser numa zona industrial perto das antigas minas de urânio da Urgeiriça, aí perto da n234, no corte para Vale de Madeiros.

Começa a fazer lembrar 2017, onde ardeu muito armazém/indústria.
Estrada entre Canas e Felgueira está interdita nos dois sentidos (Rua da Escola).
 
"Informação extra":

16/9 15:00 ️ Devido aos diversos incêndios as autoridades estão a proceder a alguns cortes de estrada.

A1: Grijó a Coimbra Norte

A25: Nó do Estádio a Reigoso

IC2: Pinheiro da Bemposta e A-Branca

A29: Estarreja ao nó de Espinho (N/S) e Salreu até à A25 (N/S)

EN109: Estarreja a Aveiro

A17: de Mira à A25 (S/N)

A32: cortada no nó com a A41 na zona de Sandim (N/S)

A43: Gondomar a Gens ️

Adicionalmente e devido também aos incêndios:
Linha do Vouga: circulação suspensa entre Espinho-Vouga e Paços de Brandão.
Linha do Douro: circulação a efetuar-se em via única (via descendente) entre Valongo e S. M. Campo
Linha do Norte: restabelecida a circulação em Cacia.

Informação da GNR/PSP: Não circular para a Zona de Aveiro. Quem se dirigir para Aveiro pelos principais acessos vai receber informação para voltar para trás. Cumpre as indicações das autoridades e evita passar por zonas com incêndio ativo. Sabemos que pode ser apelativo mas não utilizes drones perto dos incêndios para não interferir com as operações.
 
Última edição:
Esta noite o vento vai continuar forte com rajadas em todas as terras altas, de Leste, o que significa que será vento muito seco - não deve dar para dar tréguas a nenhum dos incêndios... :(

Haverá um período de acalmia do vento a partir desta hora até ao final da noite que deverá ajudar a resolver as situações mais complexas próximas dos núcleos urbanos (nomeadamente Albergaria e Oliveira de Azemeis). Os fogos que actualmente decorrem mais para o interior (se não forem apagados até lá) e os que eventualmente venham a surgir, vão ser um problema na madrugada e primeiras horas da manhã...
 
É esse, e este vídeo em baixo parece ser numa zona industrial perto das antigas minas de urânio da Urgeiriça, aí perto da n234, no corte para Vale de Madeiros.

Começa a fazer lembrar 2017, onde ardeu muito armazém/indústria.
Localizador do incêndio de Canas reposicionado precisamente nas traseiras dessas unidades fabris, como se vê nesse vídeo.
 

A43 cortada ao trânsito nos dois sentidos em Gondomar​


A circulação na A43 e na estrada D. Miguel, ambas em Gondomar, estão cortadas ao trânsito devido a um incêndio em Jovim, naquele concelho, revelou à Lusa fonte da Protecção Civil.
Segundo o Centro Municipal de Operações de Socorro de Gondomar, está a lavrar um incêndio desde as 13h02 em Jovim, situação que levou a que fossem retiradas pessoas das casas mais próximas ao local do incêndio.
Numa publicação na sua página no Facebook, o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, assinala a “A43 cortada a partir do nó de Gondomar Este”, bem como a Estrada "D. Miguel cortada entre a auto-estrada e Jovim”.
Na mesma publicação, o autarca admite que a “EN108, [que junto ao rio Douro liga o Porto e Entre-os-Rios], está “com probabilidade de corte”.
Há 2 minutos
 

Três casas arderam em Gondomar e A43 foi cortada.​

16 setembro, 2024 às 14:01

Três casas arderam na freguesia de Jovim, em Gondomar, concelho onde, esta segunda-feira à tarde, estão a lavrar vários incêndios.

As chamas obrigaram, ao início da tarde, ao corte da A43, a partir do nó de Gondomar Este. A estrada D. Miguel, que liga São Pedro da Cova a Jovim, também está cortada, informou o presidente da Câmara, Marco Martins, na sua página de Facebook. Segundo apurou o JN no local junto da GNR, na localidade de Jovim, três casas e um anexo arderam.

 
Mais um de Canas de Senhorim
Parece ser na mesma zona, agora um pouco mais a norte, o fogo progrediu para nordeste, daí o corte da Rua da Escola e vários caminhos interditados.

Fogo-Canas-sat.webp