Seguimento - Incêndios 2024

Em casa já se houvem sirenes... começou um incêndio na Adroana.
Será este, vento de Leste não é nada bom mas o perímetro está confinado e rodeado por ruas e habitações, não deve saír dali:

Fogo-Alcabideche.webp
 

As estradas cortadas​


Estradas cortadas, segundo o mais recente balanço da GNR:
  • O corte de circulação na autoestrada A1 é total entre Coimbra Norte e Grijó (Gaia), no nó da A41, e na A17, entre o nó de Mira norte e Aveiro
  • Na autoestrada A25 o corte total situa-se entre o nó de Aveiro e Reigoso (Viseu) e na A29, no sentido norte/sul, entre o nó de Estarreja e Angeja.
  • No IC2 há também corte total entre Salreu e Águeda, mantendo-se o impedimento de circulação também na EN238, na zona de Sever do Vouga, e na EN109, entre Estarreja e Aveiro.
  • Corte total na EN16 entre Cacia e Albergaria-a-Velha.
  • Na A32, que liga Oliveira de Azeméis a Vila Nova de Gaia, há corte total dos acessos à A41 em direcção a sul.
A GNR reforça o conselho a "todas as pessoas para evitar a circulação" nas vias indicadas, razão pela que "não apresenta qualquer alternativa".
Há 37 minutos
 
Se começam a aparecer novos incêndios a sul do Tejo, já não é possível mobilizar bombeiros para norte, para as zonas mais críticas.
Este em Loulé/Ameixial é preocupante: vento com componente principal de Sul, fraco a moderado (em Cavalos de Caldeirão 18 Km/h na última hora).
 

Anexos

  • Fogo-Ameixial.webp
    Fogo-Ameixial.webp
    147.1 KB · Visto: 6
É difícil meter isso na cabeça de certas pessoas, olham à volta, não vêem colunas de fumo (ou vêem mas lá longe) e acham que "não há perigo, deixa cá adiantar os trabalhos", ou nem pensam pura e simplesmente.
Há muitos fogos que mais parecem pura maldade, dada a sua proximidade, do que propriamente provocados por alguém que decidiu fazer limpeza ao terreno.
 
Há muitos fogos que mais parecem pura maldade, dada a sua proximidade, do que propriamente provocados por alguém que decidiu fazer limpeza ao terreno.

Não nego a existência de incendiarísmo, mas parece-me que na zona de Aveiro muitos dos fogos nascentes são, muito provavelmente, resultado das projeções dos fogos maiores.
 
É esse, e este vídeo em baixo parece ser numa zona industrial perto das antigas minas de urânio da Urgeiriça, aí perto da n234, no corte para Vale de Madeiros.

Começa a fazer lembrar 2017, onde ardeu muito armazém/indústria.
 
Última edição: