Seguimento - Incêndios 2024

Senhora do salto e Aguiar de Sousa só espero é q não chegue lá

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Ao fim da tarde já se viam pequenos focos de incêndio lá, nas encostas à volta junto ao viaduto da A41. Também algumas partes já queimadas no acesso à Sra. do Salto, não sei terá ardido hoje ou noutro dia. Não sei se algum terá alastrado mas com o vento atual deve estar bem complicado.

Tal como o google indica pareceu-me que os incêndios de Gondomar, Sobreira (Paredes) e Penafiel (Termas de S. Vicente) estão quase conectados.

Última edição:
2h00
Fogos-02h00.png

4h10
Fogos-04h10.webp

Última edição:

Última edição:
Muito complicado em São Pedro do Sul e Mangualde.

Bombeiros/militares Espanhóis a passar na N16 em Bodiosa(Viseu), a caminho de São Pedro do Sul

Estacionados em São Pedro do Sul
1000021897.webp

Última edição:
Têm noção de que os políticos são o espelho do povo, certo? Nada vai mudar porque, para resolver o problema associado aos incêndios, seria necessário mudar por completo a maneira como é feito o ordenamento do território e aplicar reformas que nenhum político irá aplicar porque seria o fim da sua carreira política. :unsure:
Como é óbvio. O povo só se lembra dos incêndios quando eles acontecem, durante o ano/entre anos ninguém quer saber. O que interessa é ter terrenos que não interessam a ninguém, cheios de mato, para vender eucaliptos de 10 em 10 anos. Porque aquele terreno é muito importante...
Mas ai do político que ouse mudar alguma coisa no ordenamento do território e das florestas....era queimado vivo. O bode expiatório é sempre os incendários (muitas vezes certo mas, certamente não será só essa a causa). Aliás, por alguma razão o Chega já está a surfar essa onda...isso é que dá votos, é culpar os pirómanos. Resolver alguma coisa de fundo? É impossível neste país.

Estas são as estradas cortadas, esta quarta-feira de manhã, devido aos incêndios que afetam o centro e norte do país desde segunda-feira, segundo a GNR.

18 setembro, 2024 às 08:22

Porto​

A41 - Corte total entre Medas e Aguiar de Sousa
A43 - Corte total entre Gondomar e A41
A11 - Corte total no nó de Caíde de Rei

Viseu​

EN222 - Entre Oliveira do Douro e Freigil
N225 - Corte total entre Cabril e Pinheiros
EN228 - Corte total entre Figueira Alva e Fermentel
EN231 - Corte total entre Vila Viçosa e Mourelos (Cinfães)

Aveiro​

A25 - Corte total entre Albergaria e Reigoso
EN16 - Corte total entre Cacia e Sever do Vouga
EN333 - Corte total entre Talahadas e Águeda

Para que serve realmente o exército em Portugal, só 80 vigiam a floresta e no combate aos incêndios, na ajuda às populações estão nos quartéis a coçar os tintins e a fazerem flexões enquanto o país arde.

É só ocorrerem ignições nos sítios piores para termos uma semana "daquelas". Para já temos cerca de 15mil ha ardidos este ano, o que é um valor muito abaixo da média, espero que não duplique numa semana (não seria a primeira vez). :unsure:

Cito este meu post do dia 13 de Setembro... O que temia acabou por acontecer, com a agravante de não ter duplicado mas sim multiplicado por 6 a área ardida. Em poucos dias passámos de 15mil ha para quase 90mil ha, e ainda está a somar... :(

Olho para estas imagens e questiono o que se continua a passar neste país. Em Espanha, por exemplo na Galiza, não se vê um único incêndio, enquanto que por cá é isto. Não há mesmo palavras para descrever toda esta situação que tem ocorrido nos últimos 3 dias. Espero que haja mão firme e se apanhem culpados porque de natural isto não tem nada.

Olho para estas imagens e questiono o que se continua a passar neste país. Em Espanha, por exemplo na Galiza, não se vê um único incêndio, enquanto que por cá é isto. Não há mesmo palavras para descrever toda esta situação que tem ocorrido nos últimos 3 dias. Espero que haja mão firme e se apanhem culpados porque de natural isto não tem nada.
Também não é bem assim. Lembro-me que há pouco tempo Espanha estava a arder (mesmo este ano). Todos nos lembramos da Grécia que foi um caos também.

É claro que não tem nada de natural, tudo isto é fogo posto e depois muitos são projeções que acontecem com os ventos fortes que têm se feito sentir.

Também não é bem assim. Lembro-me que há pouco tempo Espanha estava a arder (mesmo este ano). Todos nos lembramos da Grécia que foi um caos também.

É claro que não tem nada de natural, tudo isto é fogo posto e depois muitos são projeções que acontecem com os ventos fortes que têm se feito sentir.

Todos estes fogos são de origem humana direta ou indiretamente, 100% de acordo... Mas nem todos são fogo posto, há inúmeras projeções que criam novos focos de incêndio. Na zona de Aveiro foi claramente o que aconteceu, 4 ou 5 fogos maiores geraram dezenas de novos focos de incêndio. Ainda temos muitas ações negligentes e muito uso indevido do fogo, para queimas e gestão de sobrantes. A juntar a isto há sempre algum incendiarismo doloso que aproveita o caos instalado para semear ainda mais caos.

Última edição:
A mão criminosa é uma parte, mas a desorganização do terreno é para mim a principal razão, convido a quem for de perto a realizar a viagem entre Pedorido e Castelo de Paiva, zona que ardeu na totalidade em 2017, e de lá para cá o que temos é nova fornada eucaliptos a nascer entre os restos de muitos troncos ardidos e mato pelo meio, com uma concentração tão grande que por vezes nem de bicicleta se consegue passar por meio deles. Agora a isto juntem o vento que tem estado nestas madrugadas e claro a mão humana ou projeção ou seja o que for. Não a milagres. O único corta fogo existente é numa zona de passagem de cabos de alta tensão. Isto não se resolve com uma medida, isto tem ser uma série de medidas e opções. Continuando neste paradigma, é contar que de X em X anos temos o fogo a bater a porta.

Na minha opinião, com tantos incêndios em simultâneo é difícil acreditar que seja fogo posto generalizado, pois teria de haver uma coordenação terrorista por trás. Existem muitas projeções nestes incêndios, depois existem comportamentos irresponsáveis (como aquele vídeo do outro a fumar ao lado do bombeiro) e por fim, alguns incendiários!

E quantos incendiários serão?
Ontem referiam ter "apanhado" 7 incendiários, ora, sabendo que a maioria é indiciada por denúncias de terceiros, então quantos serão no total?

Dobro: 14
Triplo: 21
Dez vezes mais: 70 incendários

Acredito que existam algumas dezenas de incendiários por aí..

Já agora, para responder à questão de porque é que no Alentejo não arde mais, se até é mais quente e seco:
- Baixa densidade populacional (quantitativamente, menor n.º de comportamentos de risco);
- Vegetação rasteira e com árvores muito dispersas (arde rápido e tem menor acumulação de energia)

Última edição: