Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
Não tenho visto problemas de maior.

Ainda bem. Pois eu tenho visto quedas de muros e árvores devido à saturação dos terrenos. Agricultores com as sementeiras atrasadas e em parte comprometidas, árvores de fruto com flor dizimadas.

Vou tentar fazer-me entender melhor, não sei porque algo deve estar a deturpar o que interpretas do que escrevo.

Em primeiro, no que diz respeito ao facto de gostar de chuva.
Vai fazer amanhã um ano que mais adorei ver chover. Escusado será dizer que não gostei nada do resultado. Fica a prova captada por mim.

Quanto ao resto eu não me refiro se este ano já choveu acima da média ou não. O que me refiro é a forma como tem chovido. Muita chuva em curtos espaços de tempo, é a isso que me refiro. E foi isso que provocou a enormidade de estragos e prejuízos durante este inverno.

Tive 12 meses com precipitação abaixo da média em 2015, excepto maio. Podes ver, Davidmpb nos registos do ipma. Também me recordo que, em anos mais secos, aqui no Minho nunca teve menos de 1100 mm anuais.

Há países até maiores do que nós, que têm uma uniformidade climática maior.

Por cá não, há uma diferença profunda entre o Norte e o Sul.

E, se não se quiser ter a percepção disso, mais vale dividir os tópicos livres e de previsão entre o Norte e o Sul. Fica aqui a sugestão para a moderação.
Não, não foi assim... Setembro de 2015 foi chuvoso no Norte/ noroeste inclusive houve um aviso vermelho.
Houve outros meses que estiveram mais ou menos na média por aí. No geral o ano passado no norte/ noroeste acabou por ser um ano normal.

A chuva faz falta é no Sul no Norte bem podia parar de chover ate ao fim do ano :brucelee:
Se fosse possível, não me importava nada de mandar para o Sul toda a chuva que caído no Centro e Norte no últimos mês. É tudo muito lindo, mas chega a um ponto que é demais e só causa prejuízos.

Eu diria mais, neste momento só trás é problemas.
É verdade, tem sido chuva a mais. Desde o inicio do ano, em Coimbra, o acumulado de precipitação é de 587mm, bem acima da soma média destes 4 meses, que é de 368mm, e já estou a contar com o mês de Abril todo.

Ainda bem. Pois eu tenho visto quedas de muros e árvores devido à saturação dos terrenos. Agricultores com as sementeiras atrasadas e em parte comprometidas, árvores de fruto com flor dizimadas.
Está a atrasar bastante os trabalhos agrícolas. Aqui na zona, algumas pessoas ainda conseguiram fazer a sementeira da batata, mas com esta chuva toda não devem ter muita saúde, acabam por apodrecer na terra. Tudo o resto, desde tomateiros, cebolo, pimentos, feijão, é impossível com este tempo. Eram precisos pelo menos 15 dias de sol e temperaturas altas para os terrenos ficarem em condições de serem lavrados.
Tenho aqui um pessegueiro que estava a desenvolver-se muito bem, cheio de folhas novas, muitas flores, mas neste momento as flores caíram todos e as folhas já estão todas engelhadas devido à lepra do pessegueiro, por causa da humidade elevada e temperatura amena.

por aqui igual, se no sul dizem que esta tudo seco aqui esta verde mas pouco dá. E parece que só há agricultores no sul, aqui quem plantou batatas bem que esta arrependido, tudo o resto nem vale a pena, ainda se esta a espera do tempo para tomates abóboras e companhia, tanta chuva já não traz nada pois vai toda valeta abaixo pois os terrenos já não conseguem absorver tanta água. mas parece que as frentes gostaram de nós

• Gosto
Reactions: TekClub e DaniFR
A agricultura é uma atividade económica de risco por natureza. Mas, se houver problemas, os agricultores podem sempre pedir mais um subsídio ao Estado. Também penso que os agricultores que no Norte, estão sempre com problemas por causa de chover muito, estão com certeza a produzir as culturas erradas.

Se eu pudesse, no Verão a temperatura nunca alcançava os 30 graus e a HR era sempre elevada. Sempre que a temperatura dispara e a HR baixa drasticamente, o país começa a arder...

Em 2003, calcula - se que 2500 pessoas morreram em consequência da vaga de calor verificada nessa altura.

Vou estar atento para ver se os mesmos que estão tão preocupados por chover 2 meses acima da média ( sim, Janeiro e Fevereiro ; marco, em muitas regiões do Minho, por exemplo, teve precipitação dentro ou até abaixo da média), quando chegar o verão também vão estar preocupados com esta questão tão lesiva do ambiente e da economia.

Também continuo a não perceber porque continuam a insistir comparar regiões climáticas diferentes. Se calhar, justificava -se dividir o fórum em Norte e Sul.

• Gosto
Reactions: Topê
@DaniFR O último parágrafo é exatamente o que queria dizer. Os meus pais tem uma quinta onde fazem agricultura de subsistência como hobby e está tudo parado. E o pior é mesmo as arvores de fruto. Abrunheiros, Pessegueiros e agora para mim que gosto tanto de cerejas com o granizo e estas chuvas fortes é uma dor ver tudo a ir embora.

Por fim, e para terminar com assunto da minha parte.
Eu com isto não estou a criticar quem gosta de chuva e mesmo chuvas fortes todos os dias. Eu como exemplifiquei no meu post anterior como bom meteolouco também gosto de eventos extremos. Agora acho que de vez em quando devemos descer á terra (literalmente), por a nossa 'loucura' de parte e avaliar a situação com base em factos palpáveis. E depois se calhar chegamos á conclusão que certas afirmações até fazem sentido.

Hoje ao fim da tarde tive de ir pros lados de Sintra.

Primeiro, grande stress para sair de Lisboa, é que nem me atrevi a ir para o IC19, fiz a IC16 depois CREL e A16. :thumbsup:
Quando estou a subir o IC16 fica um nevoeiro ultra denso, depois na A16 o mesmo, e quando chego a Sintra não se via quase nada...
Adoro o clima ali da zona de Sintra :bombar:

Aqui fica uma pic na A16:
IMG_20160414_225106.jpg

Agora tudo tranquilo aqui pela zona das Amoreiras...

A agricultura é uma atividade económica de risco por natureza. Mas, se houver problemas, os agricultores podem sempre pedir mais um subsídio ao Estado. Também penso que os agricultores que no Norte, estão sempre com problemas por causa de chover muito, estão com certeza a produzir as culturas erradas.
Subsídios!? Não te esqueças da pequena agricultura familiar.

@DaniFR O último parágrafo é exatamente o que queria dizer. Os meus pais tem uma quinta onde fazem agricultura de subsistência como hobby e está tudo parado. E o pior é mesmo as arvores de fruto. Abrunheiros, Pessegueiros e agora para mim que gosto tanto de cerejas com o granizo e estas chuvas fortes é uma dor ver tudo a ir embora.
Nós temos um pequeno terreno, onde cultivamos um pouco de tudo para consumo próprio, mas com o terreno completamente saturado de água e sem se vislumbrar uma semana de sol nos próximos tempos, nem vale a pena gastar 40€ no aluguer do tractor para lavrar e fresar a terra. Entretanto, com tanta chuva e temperatura amena a erva vai crescendo a olhos vistos, com a vantagem não ter havido geada forte para queimar a maioria da erva.

Se eu pudesse, no Verão a temperatura nunca alcançava os 30 graus e a HR era sempre elevada. Sempre que a temperatura dispara e a HR baixa drasticamente, o país começa a arder...

Em 2003, calcula - se que 2500 pessoas morreram em consequência da vaga de calor verificada nessa altura.

Vou estar atento para ver se os mesmos que estão tão preocupados por chover 2 meses acima da média ( sim, Janeiro e Fevereiro ; marco, em muitas regiões do Minho, por exemplo, teve precipitação dentro ou até abaixo da média), quando chegar o verão também vão estar preocupados com esta questão tão lesiva do ambiente e da economia.

Também continuo a não perceber porque continuam a insistir comparar regiões climáticas diferentes. Se calhar, justificava -se dividir o fórum em Norte e Sul.
Bom dia!

"A agricultura é uma atividade económica de risco por natureza. Mas, se houver problemas, os agricultores podem sempre pedir mais um subsídio ao Estado"

Acho muita piada a quem não tem conhecimento nenhum sobre agricultura e apresenta estas opiniões irreais! Sendo assim, ser-se agricultor pode-se pedir os subsídios que se quiser, faça chuva, faça sol, calor, assim deixem já os vossos empregos e vamos todos prá agricultura! Pedimos uns subsídios quando já não temos dinheiro e é uma maravilha das maravilhas!!!

James James James, sou agricultor e a tua mentalidade está completamente errada!! Nós agricultores, andamos no campo, semeamos, andamos sempre com a responsabilidade e atentos às culturas e a trabalhar para produzir cada vez mais. Não penses que isto é um mar de rosas! Aqui temos alturas que não temos horários pra se chegar a casa, nem fins de semana nem feriados, há alturas que temos de trabalhar bastante porque é uma actividade dependente do estado do tempo.

E os subsídios? Não é aquilo que te parece!! Recebemos sim, mas vocês só vêem o que recebemos, não vêem que é uma ajuda à perda de produção, depois de termos a despesa com as sementes, a cultivar a terra, oficinas, trabalho. E não só, ao receber-se subsídios as finanças vêm buscar uma percentagem que não é pequena e a segurança social também. Fora os pagamentos aos contabilistas, às associações de produtores, gasóleo para tratores, adubos, oficinas, isto não é um mar de rosas! Quem é agricultor tem pior vida que um funcionário de estado ou funcionário de privados. Temos o trabalho, responsabilidade, temos de andar sempre em cima das culturas a vigiar sem têm problemas, alturas em que não há fins de semana, é praticamente todos os dias!

Quando aos produtores do Norte andarem com as culturas erradas, nem merecia uma resposta!! Querias que eles plantassem o quê???!!! Bananeiras!?!??!!?

Ainda bem que tu não podes mandar no tempo, senão arruinavas a Natureza logo na primeira semana!! Respeita o clima como é, nunca tivemos anos climáticos iguais e nem nunca vamos ter, faz parte do nosso clima! Se há incêndios não é o clima o culpado, mas sim as mãos criminosas que andam à solta por falta de justiça neste País!

Esqueces-te que tudo o que te cai no copo e no prato todos os dias é graças aos agricultores que produzem os alimentos e bebidas, sem eles não havia comer! Não penses que os alimentos caem do céu e vão para os hipermercados pra tu comprares!!!!

ò James, isso és tu que vais ao super-mercado e compras as batatas, as alfaces etc... não te dá trabalho nenhum mas aos outros dá. Eu também não gosto de calor, mas sei que faz falta para o desenvolvimento da agricultura como as uvas por exemplo.
Tanto podem morrer 2500 pessoas por uma vaga de calor como podem morrer por uma vaga de frio ou de enxurradas... é a mesma coisa.
Outra questão, a tua zona raramente alcança os 30 graus no verão, se viesses para o Alentejo nem sei como seria. Mesmo os anos mais secos no Minho raramente falta agua por aí, o mesmo não se pode dizer de outros locais.
Respeita o trabalho dos outros!

Uma pessoa expressa uma opinião e leva logo com a confederação de agricultores em cima.

Vamos lá a ver se nos entendemos, para colocar uma pedra sobre o assunto.

Tenho o maior respeito pelos agricultores, até tenho alguns familiares que são agricultores, como é óbvio estava a ironizar quando disse que estavam à espera do subsídio. Felizmente, há muitos agricultores que não estão à espera disso.

É uma atividade de risco por natureza , por isso têm que estar preparados , a nível organizacional , para esse grande risco que são as variações meteorológicas, ainda para mais com o clima irregular que se verifica em boa parte do nosso país. E não sei se todos os agricultores tem essa noção de risco.

Outra coisa são os gostos pessoais. Ao contrário da maioria das pessoas que conheço( que dizem que deviam estar 365 dias por ano de sol e calor) , eu gosto genuinamente de chuva, por isso gostava que estivessem 365 dias de chuva por ano ou céu nublado. Eu não gosto de ver o céu limpo, gosto do tempo sombrio, nem que esteja só nublado, já é bom.

Mas isso é o meu lado emocional, inconsciente a " falar ". Outra coisa é o meu lado racional. E este lado diz - me que não é possível chover todos os dias e que a natureza também precisa de outros estados de tempo.

Finish...

ò James, isso és tu que vais ao super-mercado e compras as batatas, as alfaces etc... não te dá trabalho nenhum mas aos outros dá. Eu também não gosto de calor, mas sei que faz falta para o desenvolvimento da agricultura como as uvas por exemplo.
Tanto podem morrer 2500 pessoas por uma vaga de calor como podem morrer por uma vaga de frio ou de enxurradas... é a mesma coisa.
Outra questão, a tua zona raramente alcança os 30 graus no verão, se viesses para o Alentejo nem sei como seria. Mesmo os anos mais secos no Minho raramente falta agua por aí, o mesmo não se pode dizer de outros locais.
Respeita o trabalho dos outros!

E eu desrespeitei o trabalho de alguém? Essa é boa...

E, já agora, estamos num fórum de meteorologia, não estamos num fórum de agricultura.

E eu desrespeitei o trabalho de alguém? Essa é boa...

E, já agora, estamos num fórum de meteorologia, não estamos num fórum de agricultura.
Tu é que vieste para aqui opinar sobre um assunto do qual não tens conhecimento... e eu não fui o único a comentar.
Tens de ter mais cuidado com o que escreves mesmo ontem afirmaste que o ano passado tiveste 12 meses secos e isso não é verdade.

• Gosto
Reactions: joralentejano
Tu é que vieste para aqui opinar sobre um assunto do qual não tens conhecimento... e eu não fui o único a comentar.
Tens de ter mais cuidado com o que escreves mesmo ontem afirmaste que o ano passado tiveste 12 meses secos e isso não é verdade.

Eu opino sobre o assunto que entender, já agora.
E, já agora, como sabes que não tenho conhecimentos? És tu que atestas isso?

Eu não disse que tive 12 meses secos, estás a deturpar o que eu disse. Eu disse que tive 12 meses com precipitação abaixo da média, excepto maio. Depois, realmente, reparei que me tinha esquecido de Setembro.

E, já agora também, mais respeito pelos outros membros do fórum também era bom. Gracias.

Estado
Fechado para novas mensagens.