Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
Até parece que o Norte ou Noroeste têm "culpa" de ser a região mais chuvosa do País, deixem de fazer comparações em termos de chuva entre Norte e Sul, são realidades diferentes..isto independentemente de o Sul estar em seca e naturalmente necessitar de boa chuva para repor água nos solos e barragens. Acho absurdo que se comparem as regiões, é óbvio que chove muito mais no Norte que no Sul, assim como é óbvio que o Sul não é nenhum deserto e tem sido pouco beneficiado em termos de chuvas em quantidade apreciável e que permitam manter os seus ecossistemas e agricultura saudáveis :rain:

A questão aqui é mais a diferença abismal entre Norte/Sul. Toda a gente sabe que o Norte é chuvoso mas também sabemos que o Sul não é Deserto.
Não deixa de ser engraçado ver o Norte acima da média na mesma proporção que o Sul está abaixo.
Cada um com o seu Problema...Certo é que para o ano o padrão vai ter de mudar ou estamos mal e quanto a isso não há dúvidas. Até pode chover 500% no Norte mas no Sul vai ter de chover no minimo 150% .

A questão aqui é mais a diferença abismal entre Norte/Sul. Toda a gente sabe que o Norte é chuvoso mas também sabemos que o Sul não é Deserto.
Não deixa de ser engraçado ver o Norte acima da média na mesma proporção que o Sul está abaixo.
Cada um com o seu Problema...Certo é que para o ano o padrão vai ter de mudar ou estamos mal e quanto a isso não há dúvidas. Até pode chover 500% no Norte mas no Sul vai ter de chover no minimo 150% .

O Sul? As generalizações por vezes são complicadas divido a minha vida entre a Peninsula de Setúbal, Lisboa e Alto Alentejo e posso-te garantir que nem Setúbal nem o Alto Alentejo estão nem de perto nem de longe em seca, bem como toda a costa alentejana e Barlavento algarvio e grande parte do Alentejo duvido sequer estejam em seca fraca, não devemos cair na tentação de generalizar o que se passa no Sudeste do pais( baixo Interior do Alentejo e Sotavento algarvio) para o resto do sul do pais, porque as noticias boas são para ser dadas e festejadas também, e mais de 50% do territorio sul de Portugal não está em seca e é errado no meu ponto de vista falarmos de forma quase apocalíptica das nossas secas muito circunscritas actualmente a uma área minoritária do territorio quando existem regiões com problemas graves de seca com seca agrícolas ou Seca Hidrológicas que cá em Portugal são quase ficção cientifica.
As diferenças climáticas entre Litoral Norte e o sul de Portugal sempre existiram, basta olhar para as medias não são uma consequência de todo das tais alterações climáticas ou do aquecimento global, sempre foi assim e sempre será.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Gerofil
Relativo a este evento e padrão chuvoso já se começa a deslumbrar o seu final lá para o final da próxima semana, até lá ainda teremos dias muito chuvosos.
Para todos os efeitos estou muito, muito curioso, para ver como este puzzle atmosférico vai-se definir futuramente, é que não vejo ainda sinais evidentes de uma estabilização anticiclonica no Atlântico e por outro o lado vai entrar uma entrada continental na Europa enfraquecendo e de que maneira a dorsal africana.

situação moderadamente favorável para o dia de amanhã no algarve, pela frente que se aproxima de sudoeste e pela orientação do vento de sueste.

é de mim ou aquele gancho vai dar... problemas??? Malta mais entendida??
lhHYfshxQTcxG.gif

6h15 - 8h30 sat24.com

lhHYfshxQTcxG.gif

6h15 - 8h30 sat24.com

É uma bela depressão, penso que os seu efeitos serão mais expressivos amanhã de acordo com a previsão do IPMA e sobertudo no Norte/Centro.

Previsão para 3ª feira, 19.abril.2016

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Céu em geral muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes
e acompanhados de trovoada.

Vento moderado (15 a 30 km/h) do quadrante sul, soprando forte
(35 a 50 km/h) com rajadas até 80 km/h nas terras altas até
final da manhã, tornando-se em geral fraco (inferior a 20 km/h)
para o final do dia.
Subida da temperatura mínima.
Pequena descida da temperatura máxima.

GRANDE LISBOA:
Períodos de chuva ou aguaceiros.
Possibilidade de ocorrência de trovoada.
Vento moderado (15 a 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se
fraco (inferior a 15 km/h) para o final do dia.
Pequena subida da temperatura mínima.

GRANDE PORTO:
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes
e acompanhados de trovoada.

Vento moderado (15 a 35 km/h) do quadrante sul, tornando-se
fraco (inferior a 15 km/h) para o final do dia.
Subida da temperatura mínima.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de sudoeste com 1,5 a 2 metros.
Temperatura da água do mar: 14/15ºC
Costa Sul: Ondas sul-sudoeste com 1 a 2 metros.
Temperatura da água do mar: 15ºC

METEOROLOGISTAS: Madalena Rodrigues/Joana Sanches.
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA.

Atualizado a 18 de abril de 2016 às 6:5 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

lhHYfshxQTcxG.gif

6h15 - 8h30 sat24.com

A depressão está de facto a cavar, rápido, mas não explosivo. Cerca de 10hpa em 18 horas, depois começa a encher ao final do dia. Isso que vemos nas imagens só seria problema se estivesse a acontecer agora junto à costa, assim apenas é um problema para os barcos. Para o continente os efeitos far-se-ão sentir na forma duma frente e linhas de instabilidade a partir da noite, e não o tipo de problema de vento que cavamentos rápidos costumam trazer.

nduiNB1.gif

Carissimos,
Acham que durante o próximo fim de semana - Sábado, Domingo e 2ª Feira - há possibilidades de sol e umas onditas não muito grandes e mais ou menos certas? Desde o Natal que não tenho um fim de semana de descanso :( e necessito de abrir a minha casa da Ericeira.

Isto está bonito está após este evento que vai terminar lá para o final da semana, não se deslumbra sequer um bloqueio anticiclonico duradoiro nem na dorsal nem no Atlântico :huhlmao:.
Moral da Historia os dias anticlonicos duradoiros estáveis, com sol e temperaturas altas ainda ficarão adiados e já estamos no final de Abril.
Para quem gosta de chuva, tempo fresco e que acha que o calor mais tarde ou mais cedo virá, são óptimas noticias, para quem gosta de sol, tempo seco, e calor acredito que começa a ser um pouco irritante estes consecutivos adiamentos do sol e do calor permanente.

Última edição:
Carissimos,
Acham que durante o próximo fim de semana - Sábado, Domingo e 2ª Feira - há possibilidades de sol e umas onditas não muito grandes e mais ou menos certas? Desde o Natal que não tenho um fim de semana de descanso :( e necessito de abrir a minha casa da Ericeira.

Muito dificilmente vai estar Lestada o que pode dar um bom Off-shore, típico da primavera, que esta primavera tem estado ausente, poderá vir o sol mas nada de outro mundo e muito provavelmente será sol de pouca dura.
Sorry dar estas noticias.

O final deste evento que durou + ou - 2 semanas terminará hoje, este evento permitiu-nos que venhamos a ter um mês de Abril com temperaturas abaixo da média, e valores de precipitação acima da média diria em praticamente todo o territorio, duvido que haja muito espaços para desvios deste padrão. Como as temperaturas estão longe de disparar, teremos um final do mês com temperaturas normais não dando espaço para que as media vá subir muito. Teremos assim o regresso de os dias primaveris, o que é sem duvida bem-vindo pois estamos atrasados em relação a Europa Central que têm tido dias com temperaturas acima dos 20º graus.
O padrão atmosférico vai continuar pelo que vejo dos modelos instável, o estado do tempo tenderá a desagravar-se mas não teremos ainda grandes bloqueios e dorsais, logo as temperaturas não disparão para calores ou verões antecipados, e deslumbra-se o regresso da instabilidade no final do mês e inicio do Mês de Maio.
Esperemos que Maio ainda traga umas quantas frentes, que traga alguma chuva ao centro-sul pois sabemos que a partir de Junho as coisas começam a ficar mais difíceis aqui para Lisboa e a para o sul em geral.

Última edição:
O final deste evento que durou + ou - 2 semanas terminará hoje, este evento permitiu-nos que venhamos a ter um mês de Abril com temperaturas abaixo da média, e valores de precipitação acima da média diria em praticamente todo o territorio, duvido que haja muito espaços para desvios deste padrão. Como as temperaturas estão longe de disparar, teremos um final do mês com temperaturas normais não dando espaço para que as media vá subir muito. Teremos assim o regresso de os dias primaveris, o que é sem duvida bem-vindo pois estamos atrasados em relação a Europa Central que têm tido dias com temperaturas acima dos 20º graus.
O padrão atmosférico vai continuar pelo que vejo dos modelos instável, o estado do tempo tenderá a desagravar-se mas não teremos ainda grandes bloqueios e dorsais, logo as temperaturas não disparão para calores ou verões antecipados, e deslumbra-se o regresso da instabilidade no final do mês e inicio do Mês de Maio.
Esperemos que Maio ainda traga umas quantas frentes, que traga alguma chuva ao centro-sul pois sabemos que a partir de Junho as coisas começam a ficar mais difíceis aqui para Lisboa e a para o sul em geral.

Eu não teria tanta certeza. Estou um pouco cético. Os modelos estão muito instáveis, ou seja não mostram nenhuma tendência clara para os primeiros dias da Maio. Ora coloca frentes a cruzar o país, ora coloca cut offs, ora coloca a dorsal em cima de nós. Enfim, não sabemos o que maio nos trara. Não me admirava nada que passassemos dos 20 para os 30 graus. Não sei o tempo que fará na primeira semana de Maio, mas arrisco uma segunda semana quente com algum calor, a semelhança no que tem acontecido nos últimos anos. Mas espero mesmo que este padrão seja para continuar no próximo mês. Temperaturas na média e alguns dias com precipitação. A ver vamos...

Setubal...56,8mm isto é muita chuva? o evento de 2 semanas deu a volta de 30mm não foi nada de especial, não acabo na média e mais a sul o que não deve é faltar zonas que não chegam a média.. Quanto ao tempo para a frente vejo para já nos modelos mais estabilidade que instabilidade mas logo veremos...

Setubal...56,8mm isto é muita chuva? o evento de 2 semanas deu a volta de 30mm não foi nada de especial, não acabo na média e mais a sul o que não deve é faltar zonas que não chegam a média.. Quanto ao tempo para a frente vejo para já nos modelos mais estabilidade que instabilidade mas logo veremos...

É bom considerar os dias de chuva e de céu nublado que se tem tido, isso é muito significativo, uma coisa é chover 56 mm num dia ou numa tarde e depois termos tempo quente e seco, outra é chover em vários dias com temperaturas frescas.
É mais que o suficiente considerando que os meses anteriores foram chuvosos portanto não vejo aqui muita margem, para muitas lamentações no que respeita ao litoral centro e sul, é apenas a minha opinião.
As boas noticias e os aspectos positivos no meu entender devem ser valorizados, tivemos um período instável prologado, a seca desapareceu, tivemos sim senhor não há como desmentir. Em grande parte do territorio tivemos excelentes acumulados e eventos bem interessantes, desde de frio, neve, chuva, trovoada, etc,etc,etc
Relativo aos modelos não refiro a grandes e sucessivas superfícies frontais a varrem-nos o territorio, mas sim a geopotencias não muito elevados e uma outra hipótese de instabilidade, sem temperaturas muito elevadas, sendo que a Norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, acho que ainda serão varrios por uma depressão lá para o final do mês a sul ficaremos com os restos o que para mim já é bom, tudo menos 30 e tal graus e períodos intermináveis de anticiclone.

Última edição:
Eu não teria tanta certeza. Estou um pouco cético. Os modelos estão muito instáveis, ou seja não mostram nenhuma tendência clara para os primeiros dias da Maio. Ora coloca frentes a cruzar o país, ora coloca cut offs, ora coloca a dorsal em cima de nós. Enfim, não sabemos o que maio nos trara. Não me admirava nada que passassemos dos 20 para os 30 graus. Não sei o tempo que fará na primeira semana de Maio, mas arrisco uma segunda semana quente com algum calor, a semelhança no que tem acontecido nos últimos anos. Mas espero mesmo que este padrão seja para continuar no próximo mês. Temperaturas na média e alguns dias com precipitação. A ver vamos...

Mais que as espuma dos modelos de saída a saída, analiso mais a coisa, a nível da minha interpretação da atmosfera. E considerando que após dias amenos primaveris, que trouxeram temperaturas amenas na Europa central( máximas acima dos 22º,23º graus em Viena de Áustria), teremos uma entrada relativamente vigorosa continental na Europa central e em simultâneo um atlântico em reestruturação atmosférica, o que fará com que não tenhamos ainda anticiclones vigorosos, nem dorsais vigorosas.
Em síntese considero a hipótese de grandes calores ou aquele chavão do senso comum do passar dos 20º para os 30º ainda muito pouco provável.
Sei que para quem gosta mesmo de calor e como ainda não tivemos nada assim de significativo a nivel de calor este ano, que este quadro seja um pouco decepcionante, da mesma forma que eu gosto de tempo fresco e chuvoso temos quem goste de calor e tempo seco, gostos não se discutem. Tal e qual como a chuva, o calor regressará é uma questão de tempo, mas considero que os trinta graus, tirando casos mais ou menos pontuais no Alentejo ou no sul do pais, ainda são quase uma miragem e pelo que leio da atmosfera, acho que ainda vamos ter de aguardar algum tempo. Teremos o normal com temperaturas normais para época, tempo ameno sem ser excessivamente quente, e existirão boas hipóteses de ainda termos alguma chuva aqui no litoral sul, para mim está perfeito.
Agora isto é só a minha opinião e interpretação dos modelos, nestas alturas de fases de transição atmosférica as coisas podem mudar de repente, até agora não vejo nos modelos sinais suficientes que me permitam inferir que possa vir ai períodos quentes e prolongados como tivemos em outras primaveras.

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.