Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
Eu só espero é que Maio não seja como o ano passado, isto é, sem chuva e todos os dias praticamente com temperaturas acima dos 30ºc. Se as temperaturas estiverem na casa dos 20ºc para mim já será bom.
Alguns modelos nomeadamente o GFS ainda prevêem alguma instabilidade em especial no interior lá para o fim da próxima semana, já algumas saídas que vem insistindo, ainda faltam uns dias mas veremos.

Eu só espero é que Maio não seja como o ano passado, isto é, sem chuva e todos os dias praticamente com temperaturas acima dos 30ºc. Se as temperaturas estiverem na casa dos 20ºc para mim já será bom.
Alguns modelos nomeadamente o GFS ainda prevêem alguma instabilidade em especial no interior lá para o fim da próxima semana, já algumas saídas que vem insistindo, ainda faltam uns dias mas veremos.

Esse também é o meu desejo e até agora os sinais vão nesse sentido.
Claro que a tendência a partir de agora é para a temperatura subir, os dias aumentarem, e as altas pressões se instalarem. O que desejo é que não hajam períodos pelo menos até Junho de tempo excessivamente quente e prolongado e por enquanto até á data, não vejo que esse risco possa existir antes pelo contrário.

Esperemos que sim. Aliás a previsão mensal do ipma aponta para temperaturas e precipitação dentro dos valores normais para época. Subida de temperaturas sim sou a favor, mas dentro dos padrões normais. Tudo a seu tempo. O calor mais a sério tem tempo de vir, que venha lá para o fim de Maio e em Junho, que isso sim é o normal. Adoro primaveras assim frescas e chuvosas q.b. Em suma, espero que este Maio seja bem diferente dos último anos

Mais que as espuma dos modelos de saída a saída, analiso mais a coisa, a nível da minha interpretação da atmosfera. E considerando que após dias amenos primaveris, que trouxeram temperaturas amenas na Europa central( máximas acima dos 22º,23º graus em Viena de Áustria), teremos uma entrada relativamente vigorosa continental na Europa central e em simultâneo um atlântico em reestruturação atmosférica, o que fará com que não tenhamos ainda anticiclones vigorosos, nem dorsais vigorosas.
Em síntese considero a hipótese de grandes calores ou aquele chavão do senso comum do passar dos 20º para os 30º ainda muito pouco provável.
Sei que para quem gosta mesmo de calor e como ainda não tivemos nada assim de significativo a nivel de calor este ano, que este quadro seja um pouco decepcionante, da mesma forma que eu gosto de tempo fresco e chuvoso temos quem goste de calor e tempo seco, gostos não se discutem. Tal e qual como a chuva, o calor regressará é uma questão de tempo, mas considero que os trinta graus, tirando casos mais ou menos pontuais no Alentejo ou no sul do pais, ainda são quase uma miragem e pelo que leio da atmosfera, acho que ainda vamos ter de aguardar algum tempo. Teremos o normal com temperaturas normais para época, tempo ameno sem ser excessivamente quente, e existirão boas hipóteses de ainda termos alguma chuva aqui no litoral sul, para mim está perfeito.
Agora isto é só a minha opinião e interpretação dos modelos, nestas alturas de fases de transição atmosférica as coisas podem mudar de repente, até agora não vejo nos modelos sinais suficientes que me permitam inferir que possa vir ai períodos quentes e prolongados como tivemos em outras primaveras.

Respondendo a mim próprio as ultimas saidas do ECM e GFS vêm reforçar aquilo que escrevi.

Entretanto o IPMA atualizou a sua previsão e prevê precipitação e temperaturas acima do normal, sobretudo a primeira semana. É caso para dizer já foste ou talvez não. É a prova, que os modelos andam a nora. Resta saber, qual o tipo de padrão que vai vencer.

Não me parece que no geral andem tão á nora como isso, têm sido consistentes na ausência de calor excessivo provocados por um atlântico ainda instável e uma entrada fria continental na Europa. As agulhas penso que irão sendo progressivamente acertadas e nós poderemos ou não beneficiar desta situação a nível de precipitação. Para mim o que começa a ser mais claro é que não teremos ainda tempo extremamente quente e seco, neste actual cenário.

• Gosto
Reactions: rafathunderstorm
Não me parece que no geral andem tão á nora como isso, têm sido consistentes na ausência de calor excessivo provocados por um atlântico ainda instável e uma entrada fria continental na Europa. As agulhas penso que irão sendo progressivamente acertadas e nós poderemos ou não beneficiar desta situação a nível de precipitação. Para mim o que começa a ser mais claro é que não teremos ainda tempo extremamente quente e seco, neste actual cenário.

Pessoalmente, desde que as temperaturas não ultrapassem em muito os 20 graus e que vá havendo alguma precipitação, já considero um tempo normal e excelente.

A europa está com sarampo :lol:
Podia pegar era à parte mais ocidental...
Ma5pl0h.jpg

• Gosto
Reactions: TiagoLC
Boas. As previsões nao estao famosas para quem gosta de chuva e tempo fresco como eu. Receio, que estejamos a entrar num período mais ou menos prolongado de estabilidade atmosférica com as temperaturas um pouco acima da média. Quanto a primeira semana de Maio esta será seca e com as temperaturas acima dos 20 graus em todo o território. Depois disso é uma incógnita. Espero que a instabilidade não tarde a chegar, mas neste momento não se vislumbra nada disso. Em suma, o bom tempo veio para ficar tirando um dia ou outro mais fresco.

• Gosto
Reactions: Topê
Boas. As previsões nao estao famosas para quem gosta de chuva e tempo fresco como eu. Receio, que estejamos a entrar num período mais ou menos prolongado de estabilidade atmosférica com as temperaturas um pouco acima da média. Quanto a primeira semana de Maio esta será seca e com as temperaturas acima dos 20 graus em todo o território. Depois disso é uma incógnita. Espero que a instabilidade não tarde a chegar, mas neste momento não se vislumbra nada disso. Em suma, o bom tempo veio para ficar tirando um dia ou outro mais fresco.

Desde de Janeiro até agora que tivemos um padrão instável, tivemos tudo e para todos os gostos, em Fevereiro neve em cotas baixas, nevões no Interior, o Litoral Norte desde do inicio do ano que tem tido chuva+chuva+chuva e + chuva, no Litoral centro e sul temos tido bastantes dias de chuva, muitos dias de céu nublado, temperaturas frescas, em síntese acho que tivemos uns bons meses de Inverno e tivemos um Março e um Abril chuvoso e fresco o que é sempre bom termos estes dois meses seguidos com este padrão. O nosso clima caracteriza-se por variabilidade meteorológica, não somos as Ilhas Faroé, é lógico que não iriamos estar a ser varridos por superfícies frontais constantemente, logo é mais que natural e espectável que o tempo seco e ameno viesse ai, depois destes 4 meses de padrão instável, encaro mais com naturalidade que tenhamos um período ameno e seco, mesmo que tenhamos temperaturas acima dos 25º graus que possam chegar aos 30º como o ECM anda a ameaçar lá para o inicio de Maio, não acho nada dramático, nem uma referência para o mês de Maio e Junho.
Mas até lá ainda teremos um período instável até ao final do mês, a partir de quarta-feira a temperatura volta a descer e consideravelmente, e a chuva voltará principalmente a norte do sistema Montejunto-estrela mas não só, e teremos tempo fresco com temperaturas dentro ou abaixo da média até ao final do Mês de Abril, situação que não irá permitir que o mês de Abril aqueça o suficiente para que não termine com valores de temperatura média que serão dentro ou abaixo da média.
Em relação ao mês de Maio, vamos ver o que ai virá, agora para mim estes primeiros 4 meses do ano foram bons, tivemos bons eventos, muita chuva, tivemos supresas, neve em zonas invulgares, foi positivo.
Vamos aguardar o que será a partir de agora, estou curioso de ver como será o mês de Maio, é claro que o calor e tempo ameno virá ai, mas vamos ver se aguenta-se por muito tempo ou não.

• Gosto
Reactions: TekClub
Aqui pelo Douro Litoral e Minho muitos campos permanecem encharcados e com grandes poças/lagos de água, tempo seco com sol é mais que bem vindo nos próximos dias. Não percebo muito de agricultura, mas terras encharcadas ou submersas não será muito saudável nem desejável que se mantenham assim e este ano já está acima da média em termos de chuvas no Norte/Noroeste .:rain:

Boas. Eu tenho estado a seguir o GFS e não o ECM. Parece me provável que tenhamos um período de tempo seco e quente nos primeiros dias de Maio. Neste momento parece que poderá ser coisa para uma 3/4 dias. Depois disso é provável que refresce. Vamos mesmo passar dos 20 para os 30 graus. Bom tempo sim, mas nao exageremos. Depois nao se admirem que no verão faça pouco calor ou nenhum. Sinceramente, preferia que tal não sucedesse, mas já que vai acontecer prefiro que ocorra nos primeiros dias do novo mês, do que mais adiante. Estou esperançoso com o GFS, já que este tem colocado o cenário do regresso do tempo fresco e de alguma chuva para a segunda semana de maio. A ver vamos, isto ainda vai dar muita volta. Pra já só temos a certeza do tempo, que vai fazer até ao dia 1, daí em diante ainda é uma incógnita.

• Gosto
Reactions: Dav
Olá a todos.
Fiz o registo hoje e vou iniciar a minha participação.
Como acham que pode vir a ser o mês de Maio? quente e seco ou húmido e fresco?

Boas. Sê muito bem vindo a este humilde fórum. Em relação a tua questão. Acho que ninguém te pode dizer ao certo como vai ser. No entanto, os modelos parecem evidenciar que poderá ser um mês irregular e marcado por grande variabilidade meteorológica. Podemos ter um pouco de tudo, ora bom tempo quase de verão, ora tempo mais fresco e instável e tudo por causa do anticiclone que andará cá e lá. As famosas trovoadas de maio também poderão aparecer quiçá. Teremos na Europa Central uma vasta região depressionaria e o choque das diferentes massas de ar poderá potenciar a convecção na península ibérica. Mas os mais atendidos poderão responder melhor do que eu.

Olá a todos.
Fiz o registo hoje e vou iniciar a minha participação.
Como acham que pode vir a ser o mês de Maio? quente e seco ou húmido e fresco?
Olá,
Bem vindo ao fórum ;)
Já vi que és daqui da minha zona, Marvão, zona bem interessante e bastante linda :D
Quanto a isso de como vai ser maio, tal como já aqui disseram é incerto, alias o mês em si é mesmo assim,
vamos vendo.
:)

• Gosto
Reactions: Dav
Estado
Fechado para novas mensagens.