Mais que as espuma dos modelos de saída a saída, analiso mais a coisa, a nível da minha interpretação da atmosfera. E considerando que após dias amenos primaveris, que trouxeram temperaturas amenas na Europa central( máximas acima dos 22º,23º graus em Viena de Áustria), teremos uma entrada relativamente vigorosa continental na Europa central e em simultâneo um atlântico em reestruturação atmosférica, o que fará com que não tenhamos ainda anticiclones vigorosos, nem dorsais vigorosas.
Em síntese considero a hipótese de grandes calores ou aquele chavão do senso comum do passar dos 20º para os 30º ainda muito pouco provável.
Sei que para quem gosta mesmo de calor e como ainda não tivemos nada assim de significativo a nivel de calor este ano, que este quadro seja um pouco decepcionante, da mesma forma que eu gosto de tempo fresco e chuvoso temos quem goste de calor e tempo seco, gostos não se discutem. Tal e qual como a chuva, o calor regressará é uma questão de tempo, mas considero que os trinta graus, tirando casos mais ou menos pontuais no Alentejo ou no sul do pais, ainda são quase uma miragem e pelo que leio da atmosfera, acho que ainda vamos ter de aguardar algum tempo. Teremos o normal com temperaturas normais para época, tempo ameno sem ser excessivamente quente, e existirão boas hipóteses de ainda termos alguma chuva aqui no litoral sul, para mim está perfeito.
Agora isto é só a minha opinião e interpretação dos modelos, nestas alturas de fases de transição atmosférica as coisas podem mudar de repente, até agora não vejo nos modelos sinais suficientes que me permitam inferir que possa vir ai períodos quentes e prolongados como tivemos em outras primaveras.