AJJ
Cumulus
Tenho uma viagem marcada para o norte para a próxima semana devo esperar aguaceiros intensos ? Chuva fraca ? Só muito nublado ?
Depois dos modelos terem andado a prever valores de precipitação superiores a 100 mm e uma série de eventos mais ou menos prolongada, as últimas saídas está a ser sempre a cortar na precipitação e apenas 4/ 5 dias de instabilidade.
Nesta última saída do GFS, então até indicia o regresso do calor para o final da próxima semana.
É aproveitar este evento, que parece que vai ser curto e , ao que tudo indica, apenas um intervalo no " tempo quente", que deverá brevemente regressar.
tem a particularidade de poder vir a beneficiar mais a metade do sul território que a parte Norte.
...os dias anteriores foram um intervalo no tempo fresco e chuvoso...
Eu penso que será um evento relativamente democrático, já se sabe que numa situação de aguaceiros e trovoadas pode chover muito numa região e outra a poucos Km ter menos chuva ou até nem chover.., as previsões mais recentes do IPMA dão a entender que será instabilidade " generalizada" , isto a partir de sábado que é quando os efeitos da depressão a Oeste se começam a fazer sentir:
Previsão para sábado, 7.maio.2016
Céu muito nublado, apresentando períodos de menor nebulosidade
até ao início da manhã.
Períodos de chuva ou aguaceiros, em especial a partir da tarde,
que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada no
litoral para o final do dia.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul,
tornando-se gradualmente moderado a forte (20 a 40 km/h), com
rajadas até 65 km/h no litoral.
Nas terras altas, o vento será moderado a forte (30 a 45 km/h)
do quadrante sul, soprando por vezes forte a muito forte
(40 a 60 km/h), com rajadas até 85 km/h, a partir da tarde.
Pequena descida da temperatura mínima, em especial nas
regiões Norte e Centro.
Atualizado a 5 de maio de 2016 às 11:7 UTC
Previsão para domingo, 8.maio.2016
Céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir
da manhã.
Períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
Vento moderado a forte (20 a 40 km/h) do quadrante sul, com rajadas
até 65 km/h, em especial no litoral, soprando forte (40 a 55 km/h),
com rajadas até 85 km/h, nas terras altas.
Pequena subida da temperatura mínima.
METEOROLOGISTA: Ângela Lourenço
INFORMACAO DO INSTITUTO PORTUGUES DO MAR E DA ATMOSFERA.
Atualizado a 5 de maio de 2016 às 11:7 UTC
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
Eu, como gosto imenso de chuva, pode só chover uma tarde ( ou cair só uns pingos ou o céu estar apenas nublado) que já fico contente.
Os modelos, durante muitas saídas, chegaram a modelar um período instável um pouco invulgar, quer pela prolongada instabilidade quer pelas temperaturas abaixo da média quer pela possível queda de neve a cotas médias.
No entanto, isso não se foi confirmando e teremos, em principio, um evento normalíssimo para a época no Norte e um pouco melhor mais para Sul ( algumas partes do Sul penso que poderão ter algo acima da média) .
Mas , já se sabe, nestas situações de eventos convectivos, poderemos ter uma intensificação da instabilidade à última da hora ou um enorme fiasco. Acho mau sinal haver cortes na precipitação nas últimas saídas do GFS.
Mais para a frente, vamos aguardar para ver se teremos a continuação de um período húmido e com circulação Atlântica até ao início do verão( pelo menos no Norte) ou então se teremos um Verão antecipado como no ano passado.
Nada nos garante que o GFS volte a carregar na precipitação, os modelos em especial o GFS lidam muito mal com este tipo situações, por isso considero que poderá não ser um mau sinal esta saida menos generosa. Da mesma forma que tirou aqui e colocou no Atlântico ou mais a sul na costa marroquina e Golfo de cadiz não nos beneficiando a nós, pode nas runs seguintes voltar a colocar precipitação no nosso território.
Divido este evento em duas fase
1ª fase: até ao fim de semana e ai está garantido um periodo instável que promete bons acumulados de forma democrática em todo o território;
2ª fase: entre 10-13 de Maio, e ai residem as duvidas nos modelos, seremos nós os beneficiados? será o Golfo de Cadiz e Andaluzia e a costa marroquina? esperemos, ainda nada está definido, e não me admire nada que só perto mesmo perto do evento as coisas fiquem definidas, até as 24h-48h os modelos andarão, nos corrupio normal neste tipo de situações, ora aparecem saídas muito generosas, ora aparecem outras logo a seguir que são uma desilusão.
Para todos os efeitos vamos ver o que dizem as proximas runs que estão ai a sair do GFS e do ECM.
E carregou bastante na precipitação na saída das 12...Nada nos garante que o GFS volte a carregar na precipitação, os modelos em especial o GFS lidam muito mal com este tipo situações, por isso considero que poderá não ser um mau sinal esta saida menos generosa.
Provavelmente não se vai confirmar, masE carregou bastante na precipitação na saída das 12...