joralentejano
Super Célula
Serra de são Mamede a fazer das suas...Na próxima saída deve desaparecerProvavelmente não se vai confirmar, mas:
Serra de são Mamede a fazer das suas...Na próxima saída deve desaparecerProvavelmente não se vai confirmar, mas:
Espero mesmo que o Sul seja beneficiado. As coisas não estão muito famosas por aqueles lados...Os modelos voltaram a carregar na precipitação na 2ª volta deste evento entre dias 10-13 de Maio, como suspeitava, duvidei sempre que esta depressão carrega-se tão a sul, para que o próprio sul de Portugal passa-se á margem desta depressão.
Logo acho que está praticamente garantido além do evento do fim de semana, que teremos uma 2ª volta também tão ou mais interessante.
Espero mesmo que o Sul seja beneficiado. As coisas não estão muito famosas por aqueles lados...
"A escassez de água no Baixo Alentejo está a ter implicações graves nas culturas e no abeberamento dos animais, dizem os agricultores da região. Na zona do Campo Branco, por exemplo, já se recorre a cisternas móveis para transportar água para o gado. A falta de chuva também já levou a Câmara de Mértola a abastecer algumas localidades do concelho recorrendo a autotanques."
Fonte
Posto isto, não quero pensar como vai ser este verão.
Nem 1100 bombeiros, 145 helicópteros e 22 aviões cisterna conseguem controlar este incêndio
A primeira-ministra da província de Alberta (Noroeste do Canadá) reconheceu esta quinta-feira, durante uma conferência de imprensa, que o incêndio que já obrigou 90 mil pessoas a saírem das suas casas e consumiu 85 mil hectares de floresta desde a noite de domingo permanece fora de controlo e que assim vai continuar, apesar dos mais de 1.100 bombeiros, 145 helicópteros e 22 aviões cisterna que o estão a combater.
Rachel Notley recordou que as estranhas condições meteorológicas que afetam a província, com temperaturas muito acima do que é normal nesta altura do ano, fazem com que toda a Alberta esteja em condições de risco extremo de incêndio.
As elevadas temperaturas e a rajadas de vento, que chegaram a atingir os 70 quilómetros por hora, impossibilitam o controlo do incêndio que provocou a evacuação da cidade de Fort McMurray.
Imagens impressionantes :
Muito triste...
Fonte
Em bom rigor e contrariando a alma lusitana mais fatalista, as nossas secas mesmo as do sul do pais, são irrisorias comparando com o que se vive em outras regiões em Sudeste de Espanha, Africa, Médio Oriente ou Subcontinente Indiano, no fundo, no fundo até nas secas somos assim, assim, nem carne nem peixe.
Topê, acontece o mesmo em relação à precipitação. A nossa "chuva extrema" comparada com algumas regiões da Índia, Havaí, Guiné Equatorial, etc, etc, é uma seca.
O índice de PDSI mede-se consoante a climatologia de cada lugar. Não é igual para todo o planeta. Caso contrario não haveria diversidade de ecossistemas.
Por isso, esse tipo de comparações de nada vale.
A 30 de Abril, estávamos assim:
Mantém-se a seca moderada no Sotavento algarvio. Neves Corvo seguia com 249mm desde 1 de Outubro de 2014, ou seja, 50% do valor normal.
Já a norte do Mondego, a história é outra. No noroeste, os pontos mais chuvosos do Gerês, já devem ter ultrapassado, e muito, os 3000mm neste ano hidrológico.
Por as temperaturas estarem altas e o ar ser irrespirável que a população foi evacuada. A situação já é crítica por estarem a tomar estas medidas.muitas vezes criticamos os nossos serviços por situações que corre mal mas vendo esse video cabe perguntar: quem foi o irresponsável que ordenou esta evacuação?
as elevadas temperaturas e sobretudo o fumo podiam ter feito vítimas. O ar deve ser irrespirável.