Setúbal o mês que teve perto da média e mesmo assim ficou abaixo foi Janeiro, de resto sempre abaixo da média e Março foi dos mais secos dos últimos muitos anos... Mas ao menos estamos de acordo numa coisa este evento pode trazer bons alívios para o Sul em particular..
Pois não tenho acesso aos dados oficiais da estação de Setúbal, mas sim de Lisboa( base dados do accuweather , peço desculpas se existe alguma ligeira margem de erro nos dados apresentados, pois somei os valores, nos relatórios diários do accuweather, que penso se baseiam na estação oficial de Lisboa ):
Lisboa os seguintes valores de precipitação
Janeiro: 126mm
Fevereiro: 75 mm
Março: 44 mm
Abril: 89 mm
Um detalhe muito importante é a distribuição da precipitação e a quantidade de dias de chuva o que para a seca é muito importante e contraria e muito as teses diria até dogmas do aquecimento global que no nosso territorio só teremos chuvas muito concentradas e em curto espaço de tempo, verificamos que até agora em Lisboa e este ano isso não se comprova antes pelo contrário :
Dias de chuva com valores iguais ou superiores a 1mm:
Janeiro: 17 dias de chuva
Fevereiro: 12 dias de chuva
Março: 13 dias de chuva
Abril: 10 dias de chuva
Existem meses em Lisboa de facto de Fevereiro e Março ligeiramente abaixo da média. Mas o que é muito significativo são os dias em que ocorreu precipitação nem que seja de 1,2,3,5 mm, o que todos sabemos aliado a temperaturas frescas é muito importante e fundamental para o stress termico da bioesfera e extinção da seca. É muito melhor e proveitoso chover 44 mm em Março em Lisboa mesmo estando abaixo da média em 13 dias com temperaturas frescas dentro ou abaixo da média, que chover 88 mm em 2,3 dias e depois termos temperaturas quentes acima da média.
O meu comentário foi referido na globalidade desde do inicio do ano e nessa matéria acho muito dificil conseguirmos negar a evidência clara que a seca ou problemas de pluviosidade nas regiões referidas foram extintas e que temos tido um ano bem positivo a esse nivel. E que esses problemas de pluviosidade estão restritos ao extremo Sudeste do pais( sotavento algarvio e baixo alentejo) e quiçá apos este evento nem essa região terá esse estatuto neste caso negativo, se isso acontecer ainda menos motivos teremos para avalariamos este ano de uma perspectiva mais negativa ou vermos o copo menos vazio, pois a margem e a legitimidade factual para o fazer será muito diminuta.
Relativo a Setubal sei que existem diferenças nos 50 kms que separam Lisboa e Setubal e que Setubal por vezes não beneficia de certas entradas que acabam por beneficiar a região Lisboa e Lisboa Norte.
Mas como habitante temporário da Costa da Caparica devo dizer que o que não tem faltado por aqui é chuva e tempo nublado ao longo deste ano, mas lá está as depressões beneficiam mais a Costa da Caparica que a parte interior da cidade de Setubal. Mas mesmo assim Setubal tem a situação de seca mais e de pluviosidade que resolvida.