Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
E se bem me recordo duma discussão semelhante, até já há uma ligação entre o Côa e um afluente do Tejo, mas está a quase 800 metros de altitude. Alguém imagina como seria bombear água desde o Douro até lá?
Ainda por cima o Douro ate a zona do Coa nao é o mesmo Douro da confluência com o Tâmega. Basta um ano de seca para a bacia do Douro na Terra de Campos em Espanha ficar com falta de agua, os espanhois fecham Ricobayo e Almendra e lá ficava o transvaze seco.

Queria só que tivessem noção disto. Imagem de satélite de 27/04/2023.
Abril, não Agosto!

Ver anexo 7950

A azul temos a área coberta pelo Alqueva. A vermelho temos toda uma área que este ano produziu zero, ou perto disso, porque não teve acesso à água.
Somos um país que importa uma enorme percentagem daquilo que consome (produtos alimentares).
É isso que queremos continuar a ser/fazer?
O tradicional baixo Alentejo, a zona tão temida para agricultura desde "sempre".
A campanha dos cereais tornou essa zona ainda mais infértil.
Em relação à água...Espanha, nomeadamente a Andaluzia, está a implorar (melhor: a FORÇAR), o governo espanhol a pedir ao português para abrir a água do Alqueva para uso agrícola\turismo à região de Huelva.
Huelva é um perigo para a água do Guadiana. A pressão para crescimento da agricultura é tanta que lhes falta agora a água para a tão desejada expansão de culturas sequiosas, sejam o abacate, os citrinos, ou as culturas de estufa.
Ou o nosso governo se põe fino (população incluída) ou vamos ter sérios problemas com a utilização regrada do Alqueva. Do outro lado não terão problemas em fazer o que fizeram ao Tejo...utilização mais que intensiva do recurso hídrico.

Última edição:
Nem com o novo aeroporto chegam a consenso quanto mais nisso... Digam-me o que vocês "fumam" que eu também quero :D
Outra coisa...não há dinheiro! Deixem-se de manobras de diversão e desçam à terra. Que teorias estapafúrdias! É como na energia...já devíamos ter apostado no nuclear e andamos a brincar à energia. Nada contra...a Primária é fixe! Brincar e aprender:cool:
Ora vamos lá ver se consigo meter um ponto de ordem na minha linha de raciocínio..por muito estapafúrdia que seja!
Quem se deu ao trabalho de ler o que escrevi pode verificar que apenas mencionei que Eu achava por bem que se tentassem criar projectos e formas de tentar distribuir de alguma forma os recursos que chegam ao nosso país, para já e segundo sei ter uma opinião ainda não paga imposto e todos somos livres de as ter, tendo elas alguma ponta por onde pegar ou não, é subjetivo.
Não falei sobre fazer uma obra do Minho ao Algarve, apenas falei que a Meu ver poderiam e deveriam ser criados estudos/projectos tendo em vista o aproveitamento de recursos, mais que não seja para tentar aferir o quão seriam ou não exequíveis, nem que fossem de zona a zona e um trabalho progressivo caso os processos se verificassem viáveis a longo prazo, eu posso não estar informado mas não conheço nenhum estudo deste tipo, mas talvez não existam por não terem sentido!
Não me parece conversa de primária mas compreendo que dificilmente seria realizado, mas como tive o cuidado de dizer..."desabafo" e "mundo idílico".

Queria só que tivessem noção disto. Imagem de satélite de 27/04/2023.
Abril, não Agosto!

Ver anexo 7950

A azul temos a área coberta pelo Alqueva. A vermelho temos toda uma área que este ano produziu zero, ou perto disso, porque não teve acesso à água.
Somos um país que importa uma enorme percentagem daquilo que consome (produtos alimentares).
É isso que queremos continuar a ser/fazer?
A área a vermelho é uma área que produziu zero porque, geograficamente falando, é uma grande porcaria para a agricultura. :unsure: Para além de ser uma zona cheia de colinas (não é a mesma coisa que a área em redor de Beja, bastante plana), não há praticamente solo nenhum (é uma zona de estepe em grande parte e muito do solo que havia foi gasto com as campanhas de cereais do Estado Novo que, ao contrário do que se gosta de dizer por aí, foram péssimas para a região) e tens, ainda por cima, o Parque Natural do Vale do Guadiana e outras zonas protegidas no meio. Bora meter estufas por todo o Parque Natural, como foi feito na Costa Vicentina, é isso? :disgust:
Minha nossa...

Basta um ano de seca para a bacia do Douro na Terra de Campos em Espanha ficar com falta de agua, os espanhois fecham Ricobayo e Almendra e lá ficava o transvaze seco.
Espanha não tem transvases em Castela e Leão, tem sim é a partir da bacia do Tejo para sul. A região tem sim canais de irrigação mas não estão conectados à rede mais abrangente por causa da Cordilheira Central - alguns desses canais de irrigação têm centenas de anos e conectam as regiões bastante chuvosas da Cordilheira Cantábrica, a norte, aos campos de irrigação castelhanos e leoneses, duma forma semelhante às "levadas" na Madeira, e muitos desses canais ainda funcionam. :eek:

Acho uma graça às pessoas aqui no fórum virem usar Espanha como um exemplo para a gestão da água. Se há país que gere pior a água que mais ninguém nas mesmas condições climatológicas, é exatamente Espanha. Há imensas razões para isso, mas eu nem me vou dar ao trabalho de explicar porque já o fiz várias vezes e parece que ninguém quis saber. :facepalm:

A área a vermelho é uma área que produziu zero porque, geograficamente falando, é uma grande porcaria para a agricultura. :unsure: Para além de ser uma zona cheia de colinas (não é a mesma coisa que a área em redor de Beja, bastante plana), não há praticamente solo nenhum (é uma zona de estepe em grande parte e muito do solo que havia foi gasto com as campanhas de cereais do Estado Novo que, ao contrário do que se gosta de dizer por aí, foram péssimas para a região) e tens, ainda por cima, o Parque Natural do Vale do Guadiana e outras zonas protegidas no meio. Bora meter estufas por todo o Parque Natural, como foi feito na Costa Vicentina, é isso? :disgust:
Minha nossa...

Espanha não tem transvases em Castela e Leão, tem sim é a partir da bacia do Tejo para sul. A região tem sim canais de irrigação mas não estão conectados à rede mais abrangente por causa da Cordilheira Central - alguns desses canais de irrigação têm centenas de anos e conectam as regiões bastante chuvosas da Cordilheira Cantábrica, a norte, aos campos de irrigação castelhanos e leoneses, duma forma semelhante às "levadas" na Madeira, e muitos desses canais ainda funcionam. :eek:

Acho uma graça às pessoas aqui no fórum virem usar Espanha como um exemplo para a gestão da água. Se há país que gere pior a água que mais ninguém nas mesmas condições climatológicas, é exatamente Espanha. Há imensas razões para isso, mas eu nem me vou dar ao trabalho de explicar porque já o fiz várias vezes e parece que ninguém quis saber. :facepalm:
Cuspir no prato onde se come é feio...

O clima de Espanha é pior, os solos são piores, eles são os criminosos da água, destruidores de solos, etc, etc.
Há noção da dependência alimentar que Portugal tem de Espanha?
Há noção de todos esses "crimes ambientais" são em parte para nos encher as prateleiras dos supermercados?

O clima de Espanha é pior, os solos são piores, eles são os criminosos da água, destruidores de solos, etc, etc. Há noção da dependência alimentar que Portugal tem de Espanha?
Nem toda a Espanha tem pior clima e solos piores. A Galiza tem solos bastante bons para a agricultura e bem podia ser uma região extremamente produtiva, não fosse terem o mesmo problema que tem o Norte e Centro de Portugal.
A realidade é que o país gere os recursos que tem de forma verdadeiramente má, é uma realidade e não deve ser tabu. O facto de a Andaluzia estar a pedir água a Portugal quando tem literalmente um dos maiores rios da Península Ibérica (o Rio Guadalquivir) inteiramente dentro da região claramente dá razão a toda esta conversa. :buh:

Há noção de todos esses "crimes ambientais" são em parte para nos encher as prateleiras dos supermercados?
Há noção de que é possível encher as prateleiras dos supermercados sem todos esses "crimes ambientais"? Porque, vamos ser sinceros, a agricultura em Espanha está muito, muito, muito longe de ser ambientalmente sustentável e eficiente. :wacko:

Nem toda a Espanha tem pior clima e solos piores. A Galiza tem solos bastante bons para a agricultura e bem podia ser uma região extremamente produtiva, não fosse terem o mesmo problema que tem o Norte e Centro de Portugal.
A realidade é que o país gere os recursos que tem de forma verdadeiramente má, é uma realidade e não deve ser tabu. O facto de a Andaluzia estar a pedir água a Portugal quando tem literalmente um dos maiores rios da Península Ibérica (o Rio Guadalquivir) inteiramente dentro da região claramente dá razão a toda esta conversa. :buh:

Há noção de que é possível encher as prateleiras dos supermercados sem todos esses "crimes ambientais"? Porque, vamos ser sinceros, a agricultura em Espanha está muito, muito, muito longe de ser ambientalmente sustentável e eficiente. :wacko:
Não há noção, não.
Primeiro porque Portugal pouco produz, importa.
Segundo porque para importar esse tipo de produtos pagarías duas ou três vezes mais.
De facto não há noção do preço a que estão os bens alimentares. Nem da sua origem. Enfim...

Cuspir no prato onde se come é feio...

O clima de Espanha é pior, os solos são piores, eles são os criminosos da água, destruidores de solos, etc, etc.
Há noção da dependência alimentar que Portugal tem de Espanha?
Até de Marrocos encontras produtos frescos, legumes no supermercado.

Eu costumo comprar morangos da zona de Lepe no Auchan e sabem melhor do que os nossos do sudoeste alentejano. :D

Passas a fronteira e vês terrenos cultivados seja intensivou ou não, no Algarve vês terrenos abandonados aonde ninguém cultiva e as condições meteorológicas são praticamente iguais.

(27-10-2023 - 22:30)
1698443380214.webp

(...)

Sabes que os hortifrutícolas produzidos em Espanha, tem uma pegada carbónica, muito mais pequena que se os tivesses de importar de navio da Ásia ou da América do sul...

E as práticas agrícolas na Ásia ou na América do sul não são melhores que as espanholas ( tirando os transvases)

E ainda tens a questão que se diminuires a produção espanhola, vais ter pessoas a passar fome, porque os alimentos sobem ainda mais de preço.

Enviado do meu 2107113SG através do Tapatalk

Boas,
Aqui para o sul parece que poderemos ter mais um Domingo tempestuoso, com cerca de 30 mm que pode um bom impulso para as barragens...
Mas depois parece que a torneira pode fechar não se sabe até quando!
30 mm com pouco mais nas serras acredito em 1 a 2 % em algumas barragens. Talvez Odeleite/Beliche consigam mais. As restantes bacias estão muito secas ainda!
Também estou apreensivo com o "fechar de torneira" até porque inevitavelmente vai acontecer, caso contrário, o norte rebenta com tanta água.
O factor importante é depois eventualmente aparecer uma cut-off ou outro regime com depressões mais a sul, pois este actual não é de todo favorável ao sul. Chove, recupera-se a humidade dos solos mas parece que falta qualquer coisa...

30 mm com pouco mais nas serras acredito em 1 a 2 % em algumas barragens. Talvez Odeleite/Beliche consigam mais. As restantes bacias estão muito secas ainda!
Também estou apreensivo com o "fechar de torneira" até porque inevitavelmente vai acontecer, caso contrário, o norte rebenta com tanta água.
O factor importante é depois eventualmente aparecer uma cut-off ou outro regime com depressões mais a sul, pois este actual não é de todo favorável ao sul. Chove, recupera-se a humidade dos solos mas parece que falta qualquer coisa...
O verão de São Martinho não falha...

Primeiro porque Portugal pouco produz, importa.
Por acaso Portugal produz bastante, mas podia produzir bastante mais, muitíssimo mesmo. O facto de grande parte das zonas do país estarem dominadas pelo minifúndio (que também são as zonas mais férteis e chuvosas do país) não ajuda em nada na produção agrícola em massa. :buh:

Passas a fronteira e vês terrenos cultivados seja intensivou ou não, no Algarve vês terrenos abandonados aonde ninguém cultiva e as condições meteorológicas são praticamente iguais.
Isso também não é inteiramente verdade, as zonas de blocos de rega no Algarve também estão bastante cultivados. A diferença é que a Via do Infante passa maioritariamente em zonas de serra enquanto a agricultura ocorre maioritariamente no barrocal e a autoestrada do lado espanhol passa no meio dos blocos de rega do Chança e do Andévalo. :shocking:
Mas sim, tenho de concordar que na Andaluzia a gestão urbana dá 10 a zero ao Algarve. As zonas traseiras do Algarve mais parecem uma cidade do mundo árabe do que algo na Europa do século XXI. É certo que há zonas traseiras bem feias na Andaluzia também mas não chegam à quantidade que existe no Algarve. :unsure:

• Gosto
Reactions: Thomar e joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.