A área a vermelho é uma área que produziu zero porque, geograficamente falando, é uma grande porcaria para a agricultura.
Para além de ser uma zona cheia de colinas (não é a mesma coisa que a área em redor de Beja, bastante plana), não há praticamente solo nenhum (é uma zona de estepe em grande parte e muito do solo que havia foi gasto com as campanhas de cereais do Estado Novo que, ao contrário do que se gosta de dizer por aí, foram péssimas para a região) e tens, ainda por cima, o Parque Natural do Vale do Guadiana e outras zonas protegidas no meio. Bora meter estufas por todo o Parque Natural, como foi feito na Costa Vicentina, é isso?
Minha nossa...
Espanha não tem transvases em Castela e Leão, tem sim é a partir da bacia do Tejo para sul. A região tem sim canais de irrigação mas não estão conectados à rede mais abrangente por causa da Cordilheira Central - alguns desses canais de irrigação têm centenas de anos e conectam as regiões bastante chuvosas da Cordilheira Cantábrica, a norte, aos campos de irrigação castelhanos e leoneses, duma forma semelhante às "levadas" na Madeira, e muitos desses canais ainda funcionam.
Acho uma graça às pessoas aqui no fórum virem usar Espanha como um exemplo para a gestão da água. Se há país que gere pior a água que mais ninguém nas mesmas condições climatológicas, é exatamente Espanha. Há imensas razões para isso, mas eu nem me vou dar ao trabalho de explicar porque já o fiz várias vezes e parece que ninguém quis saber.