Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Segundo a Run do GFS as condições para a formação dessas depressões em altitude mantem-se ou seja, parece-me a mim e olhando aos mapas de precipitação que essas depressões terão ainda caracteristicas de depressões em altitude, como mostra o gráfico de precipitação dos vários sites baseados no GFS.

O ECMWF mostra essa depressão de forma mais ténue e mais colocada dentro da PI !!
Dificilmente este mês será acima da média em muitas das zonas do nosso país !!
Outubro já vi isto mais favorável :angry::angry::angry:

Fui agora aos modelos e reparei que nas runs actuais a chuva só regressa para o dia 27 deste mês, mas se virem, a partir desse dia é sempre a bombar...

prec090927121900.gif

Segundo a Run do GFS as condições para a formação dessas depressões em altitude mantem-se ou seja, parece-me a mim e olhando aos mapas de precipitação que essas depressões terão ainda caracteristicas de depressões em altitude, como mostra o gráfico de precipitação dos vários sites baseados no GFS.

O ECMWF mostra essa depressão de forma mais ténue e mais colocada dentro da PI !!
Dificilmente este mês será acima da média em muitas das zonas do nosso país !!
Outubro já vi isto mais favorável :angry::angry::angry:

Por acaso não concordo. Acho até que este mês vai acabar bem. Na próxima incursão do AA, ficaremos com uma pequena zona instável (e durante vários dias) perto do cabo de São Vicente, o que normalmente trás belos dias de chuva e trovoada... :rolleyes:

Por acaso se o cenário se confirmar, confirma-se também a piada já com barbas que chove sempre na feira de Olhão...

Última edição:
Por acaso não concordo. Acho até que este mês vai acabar bem. Na próxima incursão do AA, ficaremos com uma pequena zona instável (e durante vários dias) perto do cabo de São Vicente, o que normalmente trás belos dias de chuva e trovoada... :rolleyes:

Por acaso se o cenário se confirmar, confirma-se também a piada já com barbas que chove sempre na feira de Olhão...

"Dificilmente este mês será acima da média em muitas das zonas do nosso país !! "
Foi isto que eu disse, sendo que facilmente pode ultrapassar a média de precipitação no sul (14/15 mm), enquanto que no Norte (+-70mm) será muito dificil pois teria que chover prai uns 60 mm nos 3/4 dias do final do mês quando essa depressão chegar á PI (se chegar)

Os modelos mostram uma situação que ia ser favorável a toda a gente, mas duvido muito que se venha a confirmar, dada a distância a que se encontra... :sad:

gfs2180.png

Não duvides Lightning!! A cut off quase de certeza que se vai formar e no final da semana vai ser empurrada para leste para nos afectar directamente principalmente o Centro e o Sul ;) até lá toda a semana que vai entrar vai ser marcada pelo bom tempo e algum calor até com máximas a rondar os 30ºC

Não é uma piada Agreste é uma tradição chover pela feira de Olhão pena é que a feira em sim tenham acabado com ela, enquanto Faro tem uma feira moderna, Olhão perdeu a sua tradição, pobre Olhão não mudes de rumo em Outubro não sei onde vais parar.:disgust::disgust:

Parece que este mês com essa depressão nos últimos dias de Setembro a zona do costume, a minha previsão sazonal pode acertar em cheio, depois é só esperar um Outubro assim assim e um Novembro que eu considero que vai ser tempestuoso.

Não se agarrem aos modelos a tão largo prazo, 180 horas são uma eternidade em meteorologia! É apenas uma tendência que amanhã o poderá continuar a ser ou não.

Para já e para a minha zona depois destes dias mais frescos está à vista um final de Setembro quente com temperaturas máximas praticamente sempre acima dos 25ºC... Espero que Outubro mude de rumo e nos traga as saudosas frentes atlânticas, pois goste-se ou não são essas que trazem chuva a Portugal, depressões em altura são em Setembro ou Janeiro sempre mais favoraveis aos nossos vizinhos espanhois, pelo menos é o que me parece sempre que ocorrem situações semelhantes.

Bons dias,

é...a situação para os próximos dias parece interessante, o AA naquela posição favorece a depressão a SW...Claro que o GFS já começou a tirar animação...

gfs0138.png

gfs2138.png

Depois de noutras runs anteriores ter abrangido todo o País ,agora segundo a run 00 Z é tudo mais para centro de sul...e não me admiro que durante a próxima semana vá tudo para Espanha e nós fiquemos com alguns "restos"....:angry:

A continuar assim, depois da amostra de chuva dos últimos dias por aqui, penso que não deverá chover mais até ao fim do mês...:angry:

Concordo com o Flaviense21...enquanto não vierem as frentes e depressões atlânticas vigorosas que abrangam todo o País não vejo jeito de precipitações decentes....

...mas ainda falta bastante tempo e as coisas podem mudar... para já disfrutemos de uns ultimos dias de Verão quentinhos.... :assobio:

Pois, parece que podermos ter uns dias bastantes interessantes, mas também parece estar muita coisa ainda em aberto, com os modelos a variarem entre o muito bom e o quase desinteressante.

144 horas GFS/ECM/UKM/NGP

modelos.gif