Boa noite !!
Aqui há uns dias disse que a precipitação aqui no sul se viesse seria mais na ultima semana pois é quando normalmente ela ocorre !!
Pois bem á data de hoje posso assinalar depois terrivel decepção dos nortenhos e centristas do nosso país que vamos ter na proxima semana uma visão final (espero eu) do Verão ... pois na proxima semana a temperatura vai subir e o ceu vai estar limpo.
A partir do dia 26 tudo pode acontecer mas tanto o GFS como ECMWF apontam uma depressão isolada em altitude ou não, situada entre os Açores, Madeira e Portugal, que nos poderá afectar ou não!!
Á data de hoje é demasiado incerto pois pode dar em nada para variar e o AA fazer desaparecer essa depressão !!
Creio que Segunda Feira já saberemos se essa depressão vai existir ou não, mas temos que reconhecer que ambos os modelos tem vindo a modelar essa situação nos ultimos dias embora sempre a adiá-la ....
Mas tenho a convicção de que teremos as primeiras precipitações entre os dias 28 e 31 ainda deste mês !!
PS: A previsão sazonal continua a dizer que a precipitação este mês é acima da média em especial no interior e em Outubro será pelo menos no Centro e Sul ligeiramente acima da média (hum estou desconfiado) !!
Algum dia há-de chover como deve ser !!
Pois eu não sou o São Pedro
Há 9 anos que a precipitação no modo geral em Portugal é abaixo da média, e o mesmo se tem passado no Sul!!
Normalmente os anos mais chuvosos surgem em ciclos de 5 e de 10 anos, sendo que normalmente os 5 primeiros anos da década são secos, tem sido muito raras as excepções, em que tal não acontece. Normalmente os anos 6 e 9 são chuvosos e por isso pois nas minhas contas este ano era para ser chuvoso e mesmo o mais chuvoso desta década.
Mas como tem sido uma década um bocado estranha já nem sei, mas a alguma coisa (esperança) temos que nos agarrar pois na maior parte destes ultimos anos temos tido precipitações de modo geral entre 40% a 80% abaixo da média!!
Por isso á falta de melhor agarro-me ás sazonais
PS: Ve-se mesmo que estamos num periodo pessimista, mas tens razão numa coisa por vezes acontece que em Setembro ou Agosto dizem que vamos Outono/Inverno chuvosos e depois é aquilo que vê ...
Vamos ter calma !!
Desculpem o Off-Topic mas achei imporante dizer isto !!
Aurélio claramente de acordo com estes 2 posts que colocaste, tirando o Outono de 2006, e desde de 2001 que a seca tem sido uma constante. Por este andar e caso este ano seja um ano seco podemos ter uma redução que pode chegar aos 30% é assustador, e não venham dizer que existe regiões onde a redução é maior, mas não tem comparação com o Algarve, se a média andar à volta dos 500 mm por ano qualquer redução faz a diferença, do que numa região que ande à volta dos 1000 mm.
Mas uma coisa é certa, décadas como a de 80 e 90, duvido que veja anos tão chuvosos, como teve essas décadas. Até deixo uma pergunta ao Aurélio há quantos anos o Rio Seco não corta a ligação na 125 entre Faro e Olhão? há quantos anos, as terras não estão alagadas no Rio Seco? Desde de Dezembro de 1992 é verdade há quase 17 anos que não se vê coisas destas no Algarve que antigamente acontecia com mais frequência, mas esta década tem sido particularmente seca, e este ano hidrológico que acaba em 30 de Setembro, Faro só tem 281 mm.
Será que não é um caso para pensar e reflectir...
Desculpem o off-topic.
Aurélio claramente de acordo com estes 2 posts que colocaste, tirando o Outono de 2006, e desde de 2001 que a seca tem sido uma constante. Por este andar e caso este ano seja um ano seco podemos ter uma redução que pode chegar aos 30% é assustador, e não venham dizer que existe regiões onde a redução é maior, mas não tem comparação com o Algarve, se a média andar à volta dos 500 mm por ano qualquer redução faz a diferença, do que numa região que ande à volta dos 1000 mm.
Mas uma coisa é certa, décadas como a de 80 e 90, duvido que veja anos tão chuvosos, como teve essas décadas. Até deixo uma pergunta ao Aurélio há quantos anos o Rio Seco não corta a ligação na 125 entre Faro e Olhão? há quantos anos, as terras não estão alagadas no Rio Seco? Desde de Dezembro de 1992 é verdade há quase 17 anos que não se vê coisas destas no Algarve que antigamente acontecia com mais frequência, mas esta década tem sido particularmente seca, e este ano hidrológico que acaba em 30 de Setembro, Faro só tem 281 mm.
Será que não é um caso para pensar e reflectir...
Desculpem o off-topic.