Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Para amanhã chuva para o centro e norte do país.
prec_09091818_1718.gif

A temperatura aos 850hpa volta a subir.
t850__panel1__1712.gif

Depois de termos dado casa a uma depressão cuja a pressão se situou entre os 1005/1010hpa eis que ela fugiu para França e foi absorvida por um centro de baixas pressões situado por cima do Reino Unido.

Mas agora chega uma vez mais o tempo áureo do AA, mas será que irá ser assim tão áureo, pelas últimas saídas dos modelos parece que ele está a ser rodeado por algumas depressões, quem sabe se alguma não o conseguirá "atravessar".

Ao longo dos próximos dias as temperaturas irão começar a subir, atingindo o seu pico por volta da próxima quinta, o céu irá ficar pouco nublado e alguma nortada irá fazer-se sentir pelo litoral oeste.

Há muito tempo que não via assim tanta precipitação prevista... (segundo mapa) :shocking:

Era de facto muito bom se acontecesse, estamos a precisar de uma boa rega, principalmente no sul... :(

prec4.png

Parece existir ainda com muita incerteza a possibilidade de surgirem depressões a oeste/sudoeste de Portugal provocando aguaceiros e trovoadas !!

O site espanhol aemet parece concordar com o que digo !!

Vamos ver o que rende !!

Boa noite !!

Aqui há uns dias disse que a precipitação aqui no sul se viesse seria mais na ultima semana pois é quando normalmente ela ocorre !!
Pois bem á data de hoje posso assinalar depois terrivel decepção dos nortenhos e centristas do nosso país que vamos ter na proxima semana uma visão final (espero eu) do Verão ... pois na proxima semana a temperatura vai subir e o ceu vai estar limpo.
A partir do dia 26 tudo pode acontecer mas tanto o GFS como ECMWF apontam uma depressão isolada em altitude ou não, situada entre os Açores, Madeira e Portugal, que nos poderá afectar ou não!!
Á data de hoje é demasiado incerto pois pode dar em nada para variar e o AA fazer desaparecer essa depressão !!

Creio que Segunda Feira já saberemos se essa depressão vai existir ou não, mas temos que reconhecer que ambos os modelos tem vindo a modelar essa situação nos ultimos dias embora sempre a adiá-la ....

Mas tenho a convicção de que teremos as primeiras precipitações entre os dias 28 e 31 ainda deste mês !!

PS: A previsão sazonal continua a dizer que a precipitação este mês é acima da média em especial no interior e em Outubro será pelo menos no Centro e Sul ligeiramente acima da média (hum estou desconfiado) !!

Algum dia há-de chover como deve ser !!

Boa noite !!

Aqui há uns dias disse que a precipitação aqui no sul se viesse seria mais na ultima semana pois é quando normalmente ela ocorre !!
Pois bem á data de hoje posso assinalar depois terrivel decepção dos nortenhos e centristas do nosso país que vamos ter na proxima semana uma visão final (espero eu) do Verão ... pois na proxima semana a temperatura vai subir e o ceu vai estar limpo.
A partir do dia 26 tudo pode acontecer mas tanto o GFS como ECMWF apontam uma depressão isolada em altitude ou não, situada entre os Açores, Madeira e Portugal, que nos poderá afectar ou não!!
Á data de hoje é demasiado incerto pois pode dar em nada para variar e o AA fazer desaparecer essa depressão !!

Creio que Segunda Feira já saberemos se essa depressão vai existir ou não, mas temos que reconhecer que ambos os modelos tem vindo a modelar essa situação nos ultimos dias embora sempre a adiá-la ....

Mas tenho a convicção de que teremos as primeiras precipitações entre os dias 28 e 31 ainda deste mês !!

PS: A previsão sazonal continua a dizer que a precipitação este mês é acima da média em especial no interior e em Outubro será pelo menos no Centro e Sul ligeiramente acima da média (hum estou desconfiado) !!

Algum dia há-de chover como deve ser !!

Outubro de 2007 também começou com esse cenário e o resto do mês foi o que se viu...

Pois eu não sou o São Pedro :D

Há 8 anos que a precipitação no modo geral em Portugal é abaixo da média, e o mesmo se tem passado no Sul!!
Normalmente os anos mais chuvosos surgem em ciclos de 5 e de 10 anos, sendo que normalmente os 5 primeiros anos da década são secos, tem sido muito raras as excepções, em que tal não acontece. Normalmente os anos 6 e 9 são chuvosos e por isso pois nas minhas contas este ano era para ser chuvoso e mesmo o mais chuvoso desta década.
Mas como tem sido uma década um bocado estranha já nem sei, mas a alguma coisa (esperança) temos que nos agarrar pois na maior parte destes ultimos anos temos tido precipitações de modo geral entre 40% a 80% abaixo da média!!

Por isso á falta de melhor agarro-me ás sazonais :D

PS: Ve-se mesmo que estamos num periodo pessimista, mas tens razão numa coisa por vezes acontece que em Setembro ou Agosto dizem que vamos Outono/Inverno chuvosos e depois é aquilo que vê ...

Vamos ter calma !!

Desculpem o Off-Topic mas achei imporante dizer isto !!

Pois eu não sou o São Pedro :D

Há 9 anos que a precipitação no modo geral em Portugal é abaixo da média, e o mesmo se tem passado no Sul!!
Normalmente os anos mais chuvosos surgem em ciclos de 5 e de 10 anos, sendo que normalmente os 5 primeiros anos da década são secos, tem sido muito raras as excepções, em que tal não acontece. Normalmente os anos 6 e 9 são chuvosos e por isso pois nas minhas contas este ano era para ser chuvoso e mesmo o mais chuvoso desta década.
Mas como tem sido uma década um bocado estranha já nem sei, mas a alguma coisa (esperança) temos que nos agarrar pois na maior parte destes ultimos anos temos tido precipitações de modo geral entre 40% a 80% abaixo da média!!

Por isso á falta de melhor agarro-me ás sazonais :D

PS: Ve-se mesmo que estamos num periodo pessimista, mas tens razão numa coisa por vezes acontece que em Setembro ou Agosto dizem que vamos Outono/Inverno chuvosos e depois é aquilo que vê ...

Vamos ter calma !!

Desculpem o Off-Topic mas achei imporante dizer isto !!

Os últimos 9 anos não tiveram todos precipitação abaixo da normal... Aliás a maioria (2000,2001,2002,2003,2006) até esteve acima da normal. Agora os anos que tem ficado abaixo da normal tem sido muito secos, principalmente no Norte.

Um ano Hidrológico ou ano meteorológico começa em 1 Outubro do ano X e termina em 30 Setembro do ano X+1 ;)

Se achas que houve assim tantos anos então vê este site excelente ...
http://snirh.pt/snirh.php?main_id=1&item=4.3.1&objlink=&objrede=

Anos com precipitação acima da média de Portugal (912.5 mm):
..., 95-96, 97-98 e 2000-2001 e ponto final !!

Mais ou menos na média (mas abaixo)
96-97, 2002-2003 e 2006-2007

E mais aqui no Algarve tomando em atenção a estação de São Brás de Alportel (não precisava ser esta) o ultimo ano em que teve precipitação acima da média foi em 2001-2002 !!!!!

Já lá vão 8 anos e olhem que os anos de seca foram mesmo de seca !!

PS: Desculpem o Off-Topic mas factos são factos e era importante esclarecer as coisas !!

Aurélio claramente de acordo com estes 2 posts que colocaste, tirando o Outono de 2006, e desde de 2001 que a seca tem sido uma constante. Por este andar e caso este ano seja um ano seco podemos ter uma redução que pode chegar aos 30% é assustador, e não venham dizer que existe regiões onde a redução é maior, mas não tem comparação com o Algarve, se a média andar à volta dos 500 mm por ano qualquer redução faz a diferença, do que numa região que ande à volta dos 1000 mm.

Mas uma coisa é certa, décadas como a de 80 e 90, duvido que veja anos tão chuvosos, como teve essas décadas. Até deixo uma pergunta ao Aurélio há quantos anos o Rio Seco não corta a ligação na 125 entre Faro e Olhão? há quantos anos, as terras não estão alagadas no Rio Seco? Desde de Dezembro de 1992 é verdade há quase 17 anos que não se vê coisas destas no Algarve que antigamente acontecia com mais frequência, mas esta década tem sido particularmente seca, e este ano hidrológico que acaba em 30 de Setembro, Faro só tem 281 mm.

Será que não é um caso para pensar e reflectir...

Desculpem o off-topic.

Aurélio claramente de acordo com estes 2 posts que colocaste, tirando o Outono de 2006, e desde de 2001 que a seca tem sido uma constante. Por este andar e caso este ano seja um ano seco podemos ter uma redução que pode chegar aos 30% é assustador, e não venham dizer que existe regiões onde a redução é maior, mas não tem comparação com o Algarve, se a média andar à volta dos 500 mm por ano qualquer redução faz a diferença, do que numa região que ande à volta dos 1000 mm.

Mas uma coisa é certa, décadas como a de 80 e 90, duvido que veja anos tão chuvosos, como teve essas décadas. Até deixo uma pergunta ao Aurélio há quantos anos o Rio Seco não corta a ligação na 125 entre Faro e Olhão? há quantos anos, as terras não estão alagadas no Rio Seco? Desde de Dezembro de 1992 é verdade há quase 17 anos que não se vê coisas destas no Algarve que antigamente acontecia com mais frequência, mas esta década tem sido particularmente seca, e este ano hidrológico que acaba em 30 de Setembro, Faro só tem 281 mm.

Desculpem o off-topic.

E olhei para aquele site que referi no meu post anterior e sabes o que achei engraçado??
O mes de Outubro tem sido sempre chuvoso nesta década com excepção dos ultimos 2 anos (incluindo o ano de 2004-2005) e então pensei será que existe alguma ligação entre Outubro chuvoso e os anos de seca ..
Não .. não existe como comprovei nas decada de 80-89 e 90-99, mas existe sim uma relação comprovada entre o Inverno seco e a seca ...
Claro se não chove no Outono mas chove no Inverno obviamente não existe seca ... dizem voces e com razão, mas parece sem ter feito uma análise assim tão profunda que geralmente com excepção de 2000-2001, que se o Outono completo (Outubro/Novembro e Dezembro) forem secos difilmente os meses de Inverno serão chuvosos !!

PS: Desculpem o Off_Topic e se quiserem colocarem estas mensagens no Acompanhamento do Clima ..
na boa !!

Desculpem o off-topic.

O facto de dizerem que o Algarve é a região mais afectada pela seca não é uma coisa com que eu concorde, mas eu amanhã respondo-vos...(agora vou dormir:p)

Se vcs aí por terras continentais queixam-se da falta de chuva e dos AA que nunca mais desaparecem daqui, imaginem nós que já os estamos a aguentar desde Maio passado. Claro que tem caído alguma chuva mas não é nada de mais. Já há bastante tempo que os Açores n são brindados com chuvas fortes, tão típicas aqui das ilhas.. A pc chuva que chega cá são algumas frentes q conseguem passar o AA e "coitadas", mesmo assim ainda conseguem ter forças para chegar cá mas já em mt fraca actividade.
Nc dantes aqui nas ilhas os antigos lembram-se de tanta falta de chuva... Os níveis das lagoas de algumas ilhas por exemplo, estão a descer significativamente e atingindo recordes unicos nc antes vistos por aqui. Na ilha de Santa Maria as nascentes de água secaram pk já lá n chove há mais de 6 meses...
O mal é que os Açores são ilhas e o nosso ecossistema é mt dependente da água e da humidade, logo basta uma pequena alteração climática para se fazer notar rasgos no nosso ecossistema.

Que venha a chuva e o Inverno o quanto antes...