Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Como o Vince tem dito isto está a variar entre o quase insignificante e o bom, pois se a depressão continua com tendencia em se formar na proxima Quinta-Feira a sudoeste de Portugal e com vários núcleos em formação em altitude.
A forma como como vai influenciar Portugal é uma incógnita porque para já parece afectar mais o Centro e Sul mas dá-me claramente a ideia que a precipitação será baixa e que afectará claramente mais as regiões do Interior !!

Contudo vamos acompanhando a situação nas proximas runs .... para ver se sai algo mais interessante do que as previsões indicam !!

Parece-me é que esta depressão ou depressões vão parir um rato ...

EDIT: Hum ... ainda vai estar é uns belos (horriveis) dias de sol pelo menos no litoral !!
Os sites de previsão já nem dão chuva ... dando apenas probabilidade de 20% de precipitação !!

Pois é meus caros .. como eu dizia isto agora é sempre a tirar e então o GFS hoje tem sido sempre a tirar como já tinha dito !!

Aqui no sul a chuva tem sido sempre a adiar ....
Amanhã será o dia decisivo para sabermos se esta depressão causará alguma precipitação.
Eu aposto que será na zona do costume ... no interior do nosso país e em Espanha pois isto é uma depressão somente em altitude !!

Fiquem bem ....

Confirmou-se o expectado .
O início do Outono será adiado .
Depois de uns poucos dias em que quase tudo passou mesmo aqui ao lado,
eis-nos em mais um período alongado,
de nada esperar ,
a não ser estas ausências de ocorrências que nos fariam desesperar,
não fossem estes tranquilos dias de Verão que ainda iremos disfrutar.
Mesmo à beira-Mar...
E agora?
Agora há que aguentar.
Com tanto Anticiclone a norte de nós , é sempre possível desenvolvimentos
que não cabem em normais enquadramentos .
Se até sexta-feira não parece haver dúvidas quanto à tranquilidade veraneia,
já depois, alguns modelos rapam, tiram , deixam e põem...
Vamos ver.
Mas há já sinais preocupantes que pouco ou quase nada poderá ocorrer...

Não ceonsigo interpretar estes gráficos...

Já há muito tempo que ando À volta deles... e nada!!!:confused:

Acho que tens 20 em Ensembles (P1 a P20) cada um traduz uma cor, em cima tens a temperatura prevista dos 20 ensembles e em baixo a precipitação prevista. No lado direito tens o gráfico da precipitação que vai de 1 a 50 mm no gráfico ;)

Já foi aqui discutido algumas vezes, ver se daqui a pouco vejo uma descrição mais detalhada. Mas deixa-me só fazer uma ligeira correcção Aurélio: Ensemble é mais precisamente cada um dos 20 membros de previsão numéricos de um único modelo, neste caso GFS!

Já foi aqui discutido algumas vezes, ver se daqui a pouco vejo uma descrição mais detalhada. Mas deixa-me só fazer uma ligeira correcção Aurélio: Ensemble é mais precisamente cada um dos 20 membros de previsão numéricos de um único modelo, neste caso GFS!

Cuidado Vitamos! Lá está é ao contrário!!
O ensemble (como o nome diz) não é cada um dos membros, mas sim o produto que é o conjunto dos membros todos!
:)

Um bocado baralhado ... mas acho que já nos entendemos !!
Esquecendo o que significa Ensemble, o que está representado no mapa é aquilo que um determinado modelo gera (neste caso GFS), sob diversas prespectivas, ou seja, é a geração dos 20 membros que o modelo numérico (GFS) gera ..........

Cuidado Vitamos! Lá está é ao contrário!!
O ensemble (como o nome diz) não é cada um dos membros, mas sim o produto que é o conjunto dos membros todos!
:)

Tens toda a razão rozzo mea culpa ;) A ideia que queria dar era a da confusao habitual entre ENSEMBLE = muitos modelos (def. errada). Daí depois o erro que cometi e pelo qual peço desculpa.

Sim, era só para não se confundir, que acho que já se estava a baralhar um bocado a linguagem e os termos, e a baralhar o rapaz que fez a pergunta inicial!
:D
Como referi, aquele link da explicação/resumo de como os interpretar feita pelo Vince aqui no fórum está óptima:
http://www.meteopt.com/forum/aprendizagem-formacao/interpretacao-do-diagrama-de-ensemble-3378.html

E já agora uma definição do termo:
Ensemble Forecast -- Multiple predictions from an ensemble of slightly different initial conditions and/or various versions of models. The objectives are to improve the accuracy of the forecast through averaging the various forecasts, which eliminates non-predictable components, and to provide reliable information on forecast uncertainties from the diversity amongst ensemble members. Forecasters use this tool to measure the likelihood of a forecast.

(desculpem lá ser em inglês, mas não encontrei uma de jeito em português...)

PS: estamos habituados a ver diagramas de ensemble para cada modelo, em que são corridos muitos membros com condições iniciais diferentes para o mesmo modelo, mas como diz a definição, também há ensembles de outro tipo, em que em vez de diferentes condições iniciais para o mesmo modelo, é comparada a concordância ou não das previsões de diferentes modelos (aliás penso ser esse o princípio principal nas previsões de modelos em ciclones tropicais..)