Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Como se explica, a apenas 3-4 dias de distância, uma diferença tão grande entre o ECMWF e o GFS? No ECMWF até parece para 6ª a formação da depressão a SW mas a partir daí desaparece tudo... Então para os dias seguintes, comparando, são completamente diferentes, até parecem de datas completamente diferentes.
Acreditam mais no GFS por uma questão de esperança naquilo que gostavam que acontecesse, ou com bases sólidas, e porque rejeitam a previsão do ECMWF?
Concluo que para além de 5 dias, em certas épocas do ano, é melhor não confiar mesmo nos modelos e não estarmos com grandes esperanças...
Lembrando-me de casos anteriores, acho que confio mais no ECMWF neste caso, não estou a ver vários dias seguidos de precipitação com essa depressão, nesta altura do ano...

Segue-se mais um comparativo dos modelos. Como o Snifa referiu o NGP está a ficar parecido ao GFS, embora com a depressão mais afastada de Portugal continental. Os outros dois tem um cenário bem mais modesto com uma cutoff a SW mas menos expressiva e de existência mais curta com movimento rumo a Espanha. Esse cenário também traz instabilidade mas mais fraca e efémera.

GFS

gfsv.gif

ECM

ecm.gif

UKM

ukmz.gif

NGP

ngp.gif

O cenário do GFS é de sonho para Meteoloucos, localização perfeita, temos esta depressão em altura que se formou já ontem a W da Madeira que se aproximará do continente

depw.jpg

A depressão no GFS depois aprofundará bastante interagindo também um baixas pressões de Africa à superfície, e melhor ainda, será depois atraída para noroeste por um cavado, ou seja, em movimento retrogrado que por norma é sempre bastante instável, um cenário que poderia deixar quantidades generosas de chuva e instabilidade durante muitos dias.

A grande diferença entre uns modelos e outros reside na profundidade da depressão e neste movimento da mesma a partir das 120 horas, que tem afinal a ver com o anticiclone, no caso do GFS haverá um cavado que serve de atractor, no caso do ECM não e a cutoff segue rapidamente na circulação normal sendo absorvida a leste. O GFS, eu costumo desconfiar quando a esmola é muita :)

O instituto de meteorologia manda-nos para Sexta_feira ir para a praia e estar calados :D:D
É preciso dizer mais .... acho que quem vai acertar é o ECMWF !!

Mas não devia haver tanta discrepância a tão pouco tempo que falta, porque afinal de contas são apenas 4 dias caramba !!

O instituto de meteorologia manda-nos para Sexta_feira ir para a praia e estar calados :D:D

A explicação é muito simples. O IM baseia-se fundamentalmente nas previsões do ECM... A questão é ver dentro da janela de previsão do ECM e com as subjacentes alterações se essa previsão não se irá alterar. Com a depressão formada penso que existem condições para um cenário de instabilidade. Tal como o Vince reporta bem na sua análise, o cenário extremo do GFS pode não se verificar, mas é certo que um cenário "intermédio" teria o seu quê de interessante. Mais umas horitas e penso que começará a haver alguma convergência na previsão, embora sinopticamente não seja possível ter acesso total a todo o evoluir do ECM a curto prazo (a não ser que haja alguma borla no site que nos convenha), excluindo claro os outputs disponíveis na página do próprio IM.

Pois, seguindo a tónica do "ensemble" de modelos ainda há pouco referida pelo Vince, o mais provável começa a parecer apenas 6ª ser interessante, porque realmente a generalidade deles começa a apontar mesmo que ela (cut-off) vá por Gibraltar bem rápido para ser absorvida no cavado em Espanha depois, ou seja, pouco ou nada para nós..
Esperemos que o isolado GFS vença como "outsider" nas probabilidades e o seu cenário de cut-off a SW de nós por vários dias vença então..
:rolleyes:

Isto quase parece um Benfica - Sporting (olhanense foi roubado ontem:angry::angry:) !!

Mas se o ECMWF ganhar então podemos esperar para os proximos 8/10 muito sol, tempo quente e a continuação da seca !!

Estive a ver o output do ECMWF de precipitação do IM e realmente o cenário é uma mão cheia de nada, rien, niente, nothing, talvez uma ou outra trovoada localizada pelo sul.

A meio caminho, possível solução intermédia, está o NGP, que tem a depressão isolada na Madeira sem se aproximar muito mas não fugindo por isso a correr para Espanha, e que no Domingo ainda poderia ser generoso para a metade sul do continente.

Esta saída do GFS mantém o mesmo que tem vindo a assinalar ... ou seja, a partir de Sexta á tarde noite .... precipitação para vários dias, sem ser intensa (teoricamente) mas com trovoadas e durante vários dias pelo menos até Terça-Feira !!

Temos que ir acompanhando .... !!

Estive a ver o output do ECMWF de precipitação do IM e realmente o cenário é uma mão cheia de nada, rien, niente, nothing, talvez uma ou outra trovoada localizada pelo sul.

A meio caminho, possível solução intermédia, está o NGP, que tem a depressão isolada na Madeira sem se aproximar muito mas não fugindo por isso a correr para Espanha, e que no Domingo ainda poderia ser generoso para a metade sul do continente.

O ano passado na mesma altura no mesmo fim de semana, lembram-se daquele sábado em que alguns modelos nem davam uma pinga e nesse sábado de manhã, entre Tavira e Fuzeta foi um autêntico dilúvio em que 13 famílias ficaram desajoladas em Alfandanga. Por isso, acredito que caia algum o GFS tem mantido essa precipitação já ontem e hoje andam sempre à volta dos 20 a 30 mm.
Nem ECM, nem GFS, nem Hirlam, nem Aladdin nem um modelo deu essa precipitação, depois foi o que se viu.

O ano passado na mesma altura no mesmo fim de semana, lembram-se daquele sábado em que alguns modelos nem davam uma pinga e nesse sábado de manhã, entre Tavira e Fuzeta foi um autêntico dilúvio em que 13 famílias ficaram desajoladas em Alfandanga. Por isso, acredito que caia algum o GFS tem mantido essa precipitação já ontem e hoje andam sempre à volta dos 20 a 30 mm.
Nem ECM, nem GFS, nem Hirlam, nem Aladdin nem um modelo deu essa precipitação, depois foi o que se viu.

Eu lembro-me bem de ver isso nas notícias. E também concordo contigo, os modelos nem sempre acertam. Qual foi o modelo desses que referes que acusou a precipitação moderada que se registou aqui em Corroios e também em Lisboa na madrugada do dia 9 devido àquela trovoada excepcional? Que eu me lembre... Nenhum!!!

O que quero dizer com isto é que os modelos também falham... :rolleyes:

Isto da meteorologia é sempre imprevisível. De qualquer maneira é uma situação a acompanhar com cuidado.

E, para quem possa interpretar mal :p eu não estou aqui a dizer que não vai cair nada nem que vem aí outro dilúvio. Estou a dizer que só na altura saberemos... ;)

Quando entramos em campos como optimismo ou pessimismo não estamos a fazer previsões. Estamos a misturar forecasting com wishcasting. Desejos em vez de análise racional de cenários.

Há dias falaram aqui do ensemble e do seu significado. Ficou explicado que dentro de um mesmo modelo como o GFS ou ECM e outros existe um produto chamado ensemble, produtos que existem para lidar com as limitações dos próprios modelos, são introduzidas perturbações nas condições iniciais porque num modelo estas nunca são todas correctas ou completas e até podem ser erradas, com vista a criar um conjunto de diferentes cenários passível de ser analisado.

O objectivo final disso é que talvez não tenha ficado bem explicado, que é a de diminuir a incerteza das previsões. O conceito de ensemble até pode ser mais genérico do que apenas num modelo. Por exemplo se eu analisar 4 modelos para daqui a uma semana isso normalmente não lhe chamamos ensemble mas estou na prática a criar e a analisar um ensemble de diferentes modelos.

Se um leitor do fórum juntar as opiniões todas do que se vai passar para daqui a dias, está também a fazer uma espécie de ensemble de opiniões, e interpreta-as conforme o seu método, valorizando eventualmente mais umas que outras, fazendo o "blend" tal como cada um também dá mais ou menos peso a determinado modelo ou não.

O objectivo disso é simples de entender, é sempre mais inteligente ter 10 opiniões do que ter uma só, é sempre melhor ter várias soluções para analisar do que uma. Se eu quiser saber como está a economia daqui a um ano é mais inteligente eu perguntar a opinião a dez economistas do que apenas a um, e do conjunto de opiniões (ensemble) tomar uma minha decisão.

Tudo isso para quê ? Para diminuir a incerteza nas previsões. E quando misturamos desejos e valorizamos demasiado um cenário apenas porque ele nos agrada mais estamos a inquinar completamente a previsão, em vez de diminuir a incerteza estamos é a aumentá-la :D

Boas

Que chato hã :D

Volto a dizer, não quero saber disso, desta vez nem de outros modelos nem de nada que possa baixar a minha fé, e basicamente é isso que tenho, fé, pois à momentos na vida em que temos de nos animar e cada um faz à sua maneira. Ainda por cima num hobby, coisas serias temos nós no trabalho e na vida. Não sou meteorologista

Mas atenção estou a fazer isto porque estamos a 70 e tal horas do evento e nesta altura é sempre uma lotaria mesmo a 24horas, por isso e com o apróximar da situação meteorológica que se avizinha a concentração vai ser maior e ai sim vai voltar o seguimento mais serio e racional.

Mas por enquanto gostava de ter a liberdade de poder dizer o que me apetece.

:thumbsup:

Abraços

Eu alem da fé falada pelo rebelo em cima acredito no GFS porque é um modelo que em previsão de trovoadas ou seja estas cut-off acerta muito mais que os restantes modelos!! Por isso acredito piamente que a partir de sexta e durante uns bons dias vamos ter bastantes trovoadas em especial no centro e sul, já pareço um disco riscado tal o tempo que ando a dizer isto :) sexta veremos quem tinha razão ou não! o IM se me estiver a ler é melhor mudar a previsão se não quer meter agua :p quanto ao pessoal aqui o que me faz lembrar é claques organizadas uns estão pelo europeu outros pelo GFS :lol:

Volto a dizer, não quero saber disso, desta vez nem de outros modelos nem de nada que possa baixar a minha fé, e basicamente é isso que tenho, fé, pois à momentos na vida em que temos de nos animar e cada um faz à sua maneira. Ainda por cima num hobby, coisas serias temos nós no trabalho e na vida. Não sou meteorologista

...com o apróximar da situação meteorológica que se avizinha a concentração vai ser maior e ai sim vai voltar o seguimento mais serio e racional.

Assino por baixo. :thumbsup:

Ò Miguel, se acertares como tens acertado, passas a ser o vidente do fórum... :p

Bem, para não fugir ao assunto gostava ainda de dizer uma coisa: segundo o que vi no GFS, a precipitação vai também generalizar-se ao Norte. Pessoal do Norte, não desanimem. ;)