Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Sim, era só para não se confundir, que acho que já se estava a baralhar um bocado a linguagem e os termos, e a baralhar o rapaz que fez a pergunta inicial!
:D
Como referi, aquele link da explicação/resumo de como os interpretar feita pelo Vince aqui no fórum está óptima:
http://www.meteopt.com/forum/aprendizagem-formacao/interpretacao-do-diagrama-de-ensemble-3378.html

E já agora uma definição do termo:
Ensemble Forecast -- Multiple predictions from an ensemble of slightly different initial conditions and/or various versions of models. The objectives are to improve the accuracy of the forecast through averaging the various forecasts, which eliminates non-predictable components, and to provide reliable information on forecast uncertainties from the diversity amongst ensemble members. Forecasters use this tool to measure the likelihood of a forecast.

(desculpem lá ser em inglês, mas não encontrei uma de jeito em português...)

Agora sim ... já toda a gente percebeu :D
PS: Presumindo que toda a gente entende inglês :huh: (eu pelo menos entendi)

Hum ... os modelos estão a ficar estranhos :huh::huh::huh:

Eu acho esta última run GFS bastante "razoável" em especial para o Centro e Sul...já sabe que o GFS não lida muito bem com estas situações de possível instabilidade, e lá porque o modelo não coloca precipitação numa determinada região isso não quer dizer que não ocorra...tenho alguma esperança... o AA tanto tempo naquela posição é favorável! o tempo vai estar bastante quente para a época e isso pode ajudar à instabilidade...

vamos ver as próximas saídas em especial a partir de quarta/quinta feira a ver se a situação se clarifica mais...:thumbsup:

Eu acho esta última run GFS bastante "razoável" em especial para o Centro e Sul...já sabe que o GFS não lida muito bem com estas situações de possível instabilidade, e lá porque o modelo não coloca precipitação numa determinada região isso não quer dizer que não ocorra...tenho alguma esperança... o AA tanto tempo naquela posição é favorável! o tempo vai estar bastante quente para a época e isso pode ajudar à instabilidade...

vamos ver as próximas saídas em especial a partir de quarta/quinta feira a ver se a situação se clarifica mais...:thumbsup:

Estranhos no sentido do seu desenvolvimento ao longo das 360 horas, mas principalmente na enorme inconstância/inconsistente ....
Mas parece-me ser daquelas situações em que temos que ir acompanhando o satélite.
É que neste momento ainda nem dá para ver se serão mais fortes ou mais fracas as precipitações !!
É tudo uma grande incógnita !!

Bons dias...

Isto sim é um ensemble ;)

Para Faro:

ms837ens.png

Assim já é falar! Vamos a ver, já não falta tanto assim...:rolleyes:

Se querem que vos diga, não acredito em nada do que os modelos estão a mostrar agora... Só quando vir e ouvir :D :trovao: é que acredito.

Tudo bem que pode ser uma situação bastante interessante, mas também pode dar em zero...

Eu já não tenho duvidas já não as tinha a semana passada e agora menos tenho :p vamos ter instabilidade a partir de sexta com aguaceiros e trovoadas em especial no Centro e Sul que vão ser em geral moderadas mas localmente poderiam ser fortes! e a instabilidade poderá durar pelo menos 4 ou 5 dias ou até mais :) :thumbsup: até quinta é desfrutar do sol e calor sempre com o vento fraco :cool:

Eu já não tenho duvidas já não as tinha a semana passada e agora menos tenho :p vamos ter instabilidade a partir de sexta com aguaceiros e trovoadas em especial no Centro e Sul que vão ser em geral moderadas mas localmente poderiam ser fortes! e a instabilidade poderá durar pelo menos 4 ou 5 dias ou até mais :) :thumbsup: até quinta é desfrutar do sol e calor sempre com o vento fraco :cool:

Os valores de CAPE e LI estão bastante bons mesmo aqui no litoral, se se mantiverem assim até quinta-feira, então aí o caso já começa a ser diferente. :p Mas acho 4 ou 5 dias demais.

Se forem tão moderadas ou possivelmente fortes como a do dia 9, então que venham elas... :rolleyes: :lmao:

Uma coisa que estou a achar estranho é a nortada que nestes dias não se vai fazer sentir. :huh:

Os modelos ainda andam baralhados onde vai andar a instabilidade , uma coisa é certa, vamos ter instabilidade a partir de 6ªfeira agora com que intensidade é que ainda não sabemos, se a run das 00 colocou o grosso da precipitação no Algarve, a run das 12 coloca o grosso da precipitação no Sudeste Espanhol.

Vamos ver os dias são iguais ao do ano passado, curioso:intrigante:. Mas uma coisa que não falha, ande por onde andar pela feira de Olhão, a chuvinha há-de vir cá parar. :viva:

Tive agora a ver as mínimas do IM para amanhã, para a minha rica Viseu e acidade vizinha de Vila real e as mínimas são respectivamente 9ºC e 12ºC.

Eu sei que Vila real está bem mais a Norte,mas por outro lado, Viseu está a uma altitude média mais eleveda; mas nesta altura do ano é normal duas cidades que não chegam a estar a a70km de distância terem esta diferença nas mínima?:unsure:

Tive agora a ver as mínimas do IM para amanhã, para a minha rica Viseu e acidade vizinha de Vila real e as mínimas são respectivamente 9ºC e 12ºC.

Eu sei que Vila real está bem mais a Norte,mas por outro lado, Viseu está a uma altitude média mais eleveda; mas nesta altura do ano é normal duas cidades que não chegam a estar a a70km de distância terem esta diferença nas mínima?:unsure:

A Lousã em relação a Coimbra tem muitas ocasiões diferenças superiores a 5ºC e distam apenas cerca de 18 km (linha recta).

Boas

Desta vez estou todo GFS, E NÃO QUERO QUE ME VENHAM DIZER PARA NÃO DEITAR FOGUETES ANTES DA FESTA, QUE ESSA JÁ É VELHA E DESTA VEZ NÃO ME APETECE OUVIR :D:D:D nem vejo os outros modelos ;)

Se tudo continuar assim, GFS falando, daqui a 2 dias podem abrir um longo tópico de seguimento especial. :D:D:D

É melhor um outro separado para as imagens :lmao:

Abraços

Bons dias,

Eu também acredito muito no GFS...:D :pray:

Na última run de ontem a depressão já tinha sido colocada mais a SW e hoje na run das 0Z volta a aparecer naquela posição que é mais favorável e abrangente para nós:

gfs0126.png

A precipitações para as horas seguintes também aumentaram e são mais "generalizadas" ...:rolleyes:

gfs-2-144.png

pena faltarem ainda tantas horas... mas pode ser que esta tendência se consolide....ou vá tudo por água abaixo....:D

o Nogaps já " concorda" com a depressão a SW ( embora mais afastada e com menos efeito sobre nós) o ECMWF nem por isso...:rolleyes:

vamos ver no que isto dá, uma circulação de Leste/SE , algum calor e ( em princípio) uma depressão a SW...:rolleyes:

Quando entramos em campos como optimismo ou pessimismo não estamos a fazer previsões. Estamos a misturar forecasting com wishcasting. Desejos em vez de análise racional de cenários.

Há dias falaram aqui do ensemble e do seu significado. Ficou explicado que dentro de um mesmo modelo como o GFS ou ECM e outros existe um produto chamado ensemble, produtos que existem para lidar com as limitações dos próprios modelos, são introduzidas perturbações nas condições iniciais porque num modelo estas nunca são todas correctas ou completas e até podem ser erradas, com vista a criar um conjunto de diferentes cenários passível de ser analisado.

O objectivo final disso é que talvez não tenha ficado bem explicado, que é a de diminuir a incerteza das previsões. O conceito de ensemble até pode ser mais genérico do que apenas num modelo. Por exemplo se eu analisar 4 modelos para daqui a uma semana isso normalmente não lhe chamamos ensemble mas estou na prática a criar e a analisar um ensemble de diferentes modelos.

Se um leitor do fórum juntar as opiniões todas do que se vai passar para daqui a dias, está também a fazer uma espécie de ensemble de opiniões, e interpreta-as conforme o seu método, valorizando eventualmente mais umas que outras, fazendo o "blend" tal como cada um também dá mais ou menos peso a determinado modelo ou não.

O objectivo disso é simples de entender, é sempre mais inteligente ter 10 opiniões do que ter uma só, é sempre melhor ter várias soluções para analisar do que uma. Se eu quiser saber como está a economia daqui a um ano é mais inteligente eu perguntar a opinião a dez economistas do que apenas a um, e do conjunto de opiniões (ensemble) tomar uma minha decisão.

Tudo isso para quê ? Para diminuir a incerteza nas previsões. E quando misturamos desejos e valorizamos demasiado um cenário apenas porque ele nos agrada mais estamos a inquinar completamente a previsão, em vez de diminuir a incerteza estamos é a aumentá-la :D