Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
o que é o DAM?

gfsgraphicphp.png

:lmao:

o que é o DAM?

1 dam (decâmetro) = 10 metros e neste caso do meteograma refere-se à altura geopotencial aos 500hPa. Como se refere ao geopotencial também se usa gpdm em vez de dam (decâmetro) ou gpm em vez de m (metro).

Qual é a piada já agora :huh:
Às vezes o tópico parece transformar-se numa brincadeira, para não dizer outra coisa mais infantil.

Fantástica run pena é ser fantástica a mais de 300 horas que pena, seria espectacular um SCM em cima do Algarve pelo menos 24 horas seguidas.:rolleyes: Aurélio tanto pedimos que algum dia vamos apanhar com alguma coisa destas em cima.:D Agora só instabilidade 2ªfeira e 3ªfeira porque de resto, não vejo qualquer hipótese e isso é, senão tirar até lá.:unsure:

Que mal fizemos nós! :sad:

gfs-0-6_iiv8.png

gfs-0-132_ika9.png

Nem na futurologia sempre muito molhada há uma nova tendência!:sad:

gfs-0-300_dwz1.png

gfs-0-372_rup6.png

:disgust::disgust::disgust:

Penso que já desde 2003 quando fui estudar para Lisboa que não temos um Inverno chuvoso... Foi pelo menos a partir daí que notei mais essa tendência, pois nesse inverno devem-se contar bem os dias de precipitação em Lisboa, será o 2009/2010 a continuação a SECA? O Atlântico parece-me uma autêntica "parideira" de AA sem fim à vista! Por aqui começa-se a desesperar, os depósitos da água estão a dar as últimas, os rios estão secos, as uvas tiveram que se vindimar pois já estavam a secar, nas explorações bovinas vai uma azafama com as cisternas para levar água aos animais... Isto está a ficar novamente preocupante!:(

Penso que já desde 2003 quando fui estudar para Lisboa que não temos um Inverno chuvoso... Foi pelo menos a partir daí que notei mais essa tendência, pois nesse inverno devem-se contar bem os dias de precipitação em Lisboa, será o 2009/2010 a continuação a SECA? O Atlântico parece-me uma autêntica "parideira" de AA sem fim à vista! Por aqui começa-se a desesperar, os depósitos da água estão a dar as últimas, os rios estão secos, as uvas tiveram que se vindimar pois já estavam a secar, nas explorações bovinas vai uma azafama com as cisternas para levar água aos animais... Isto está a ficar novamente preocupante!:(

Sim, desde 2003 que não chove em condições mas mesmo assim desconfío e arriscaria a afirmar que é desde 2002, por isso estamos já quase há 6/7 anos em seca ou com a corda na garganta.

Sim, desde 2003 que não chove em condições mas mesmo assim desconfío e arriscaria a afirmar que é desde 2002, por isso estamos já quase há 6/7 anos em seca ou com a corda na garganta.

É verdade que a chuva nos faz falta a todos, uns mais outros menos, quero acreditar que este Outono/Inverno nos ajude e que o homem comece finalmente a alterar comportamentos egoistas e suicidas...

Daqui a um tempo, bem podemos começar adaptar os nossos pluviómetros para registar as gramas de pó que caiem do céu, em vez dos milímetros de precipitação... :disgust: :lmao:

O GFS não se decide... Ora coloca uma depressão favorável a todos nós à nossa porta, ora as retira todas e coloca no seu lugar o AA, ele que se decida... É sempre tudo a mais de 180 horas, e depois acontece o que se sabe: NADA!! :sad:

O ECM mete um temporal de vento para o final da simulação, mas a tanta distância é ficção científica. Não nos chateemos com previsões a essa distância, ainda há tempo para voltarem a colocar a depressão no sítio certo.

As previsões dos modelos GFS e ECMWF concordam com a ausência do AA na próxima semana.
Já na próxima segunda-feira, e segundo o ECMWF poderá ocorrer precipitação no Algarve, no entanto, o GFS coloca apenas uma depressão próxima da fronteira e a precipitação bem mais a sul, já no Estreito de Gibraltar.

051y.png

Na quarta-feira, último dia do mês de Setembro, ambos os modelos concordam em precipitação generalizada em todo o território continental.

msl96.gif

Para dia 1 de Outubro, o destaque para a depressão que irá afectar os Açores, com acordo de ambos os modelos.

europemsl120.gif

gfspig500114.png

avnwepanel4.gif

Bem.. se as previsões se concretizarem perante este teu interessante modelo, tou a ver que aqui nos Açores vai cair água a forte e feio... Já não era sem tempo... Aqui pouco tem chovido...

Mas será que essas previsões são mesmo credíveis???:huh:

Pois mas o que é certo é que aqui os meteorologistas já estão a prever chuva forte a partir de 3 feira e que se prolongará aqui até pelo menos 6 feira...

Nesta altura posso dizer que já chove uns aguaceiros fracos no Grupo Ocidental, dito há pouco pela RTPAçores...

Acham que essa depressão irá conseguir chegar até Portugal Continental? Ou será dissipada a meio caminho por força do AA???

O que eu vejo é que atrás dessa depressão já existem novos AA anteriores à mesma :angry::angry: