Seguimento Rios e Albufeiras - 2022

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
mesmo com essa recuperação visível, para fazer face ao aumento previsível de anos secos, ainda é pouco, não?
pergunto por desconhecimento de causa (só há pouco tempo comecei a interessar-me por este tema).
É pouco, mas também ainda só estamos a 12 de Dezembro. É expectável que até Março vá havendo alguma escorrência.

De qualquer forma e face à irregularidade da precipitação vs consumo de água (quer seja pela agricultura, turismo, golfe, jardins, etc, etc.) eu sou da opinião que a região do Algarve precisava de pelo menos mais um ou duas barragens. E não faltam vales nos serros algarvios para isso.
Provavelmente iriam passar grande parte do tempo com armazenamentos inferiores a 40%. Mas em episódios de precipitação extrema, garantiam água. Além de que pouparia as barragens já existentes.

Barragem do Caia sobe 2,5 metros em 24 horas

Grande parte do problema resume-se a só ter começado a chover a sul no início deste mês. Ainda assim boa recuperação a Sotavento mas no panorama geral, Baixo Alentejo e Algarve com grande déficit ainda. A chave agora está na continuação das chuvas e de preferência um evento mais significativo que atinja o Baixo Alentejo( Vale do Sado) e Barlavento. Por incrível que pareça têm aparecido temporais em todo o lado e essa zona não consegue um evento com precipitação >50mm.

Barragem do Caia sobe 2,5 metros em 24 horas

Subida de 13% em 24 horas! Até amanhã deve ultrapassar os 70%.

Capturar1.webp

Subida de 13% em 24 horas! Até amanhã deve ultrapassar os 70%.

Ver anexo 3346
Deviam 'esfregar' isso na cara dos ambientalistas...fazer uma barragem em PT é um calvário cheio de 'falsas narrativas'...agora plantar eólicas nos cimos dos montes já não há problema.
Por aqui se vê a tripla função das barragens...armazenamento/abastecimento, produção eléctrica e ainda prevenção de cheias...

É pouco, mas também ainda só estamos a 12 de Dezembro. É expectável que até Março vá havendo alguma escorrência.

De qualquer forma e face à irregularidade da precipitação vs consumo de água (quer seja pela agricultura, turismo, golfe, jardins, etc, etc.) eu sou da opinião que a região do Algarve precisava de pelo menos mais um ou duas barragens. E não faltam vales nos serros algarvios para isso.
Provavelmente iriam passar grande parte do tempo com armazenamentos inferiores a 40%. Mas em episódios de precipitação extrema, garantiam água. Além de que pouparia as barragens já existentes.
O problema das barragens é que existem ecossistemas únicos que ficariam irremediavelmente ameaçados ou destruídos. Pessoalmente parece-me que a ligação do Pomarão a Odeleite seria a forma mais rápida e barata de resolver o problema em conjunto com a construção de pequenas barragens agrícolas, coisa que não sucede desde os anos 80. E ainda existem margem para um maior aproveitamento dos aquíferos.

Deviam 'esfregar' isso na cara dos ambientalistas...fazer uma barragem em PT é um calvário cheio de 'falsas narrativas'...agora plantar eólicas nos cimos dos montes já não há problema.
Por aqui se vê a tripla função das barragens...armazenamento/abastecimento, produção eléctrica e ainda prevenção de cheias...
Eu sou muito crítico das eólicas, aqui em Inglaterra as eólicas onshore são proibidas para não estragar a paisagem. Quanto às barragens existem situações muito particulares de ecossistemas únicos e património genético nacional que acaba destruído, caso do saramugo no Vascão ou do Quercus marianica na ribeira de Seixe, para dar dois exemplos. Por isso em alguns locais não se devem fazer barragens.

Sabe qual deveria ser a prioridade nacional? Aumento da eficiência energética e da poupança e não do consumo.

Eu sou muito crítico das eólicas, aqui em Inglaterra as eólicas onshore são proibidas para não estragar a paisagem. Quanto às barragens existem situações muito particulares de ecossistemas únicos e património genético nacional que acaba destruído, caso do saramugo no Vascão ou do Quercus marianica na ribeira de Seixe, para dar dois exemplos. Por isso em alguns locais não se devem fazer barragens.

Sabe qual deveria ser a prioridade nacional? Aumento da eficiência energética e da poupança e não do consumo.
Isso é tudo muito giro mas necessitas de solucoes para o imediato e as eolicas apesar se ficar um pouco mal paisagistico a verdade é que ajuda muito e é energia limpa

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk

Grande parte do problema resume-se a só ter começado a chover a sul no início deste mês. Ainda assim boa recuperação a Sotavento mas no panorama geral, Baixo Alentejo e Algarve com grande déficit ainda. A chave agora está na continuação das chuvas e de preferência um evento mais significativo que atinja o Baixo Alentejo( Vale do Sado) e Barlavento. Por incrível que pareça têm aparecido temporais em todo o lado e essa zona não consegue um evento com precipitação >50mm.
Bom, seria acabar Dezembro nos 50 a 60 %, mas para isso acontecer seria preciso vir outro evento extremo como aconteceu no dia 5. Tem chovido mas está aquém dos valores de precipitação registados na 2ª quinzena de Dezembro de 2009 em que foi mais generalizada e acumulados bem maiores.

Por maior que seja a eficiência energética, quando o mundo converge para a total eletrificação de tudo, não há como diminuir o consumo. Quanto muito manter.

Se forem proibidas devem ser todos ignorantes por aí...a eficiência de uma turbina offshore é muito maior...aliás, até deviam começar a 'decommission' as turbinas onshore mais antigas e libertar um pouco os montes onde não faz sentido nenhum ter eólicas...

Barragem do Caia subiu 3 metros em cerca de 2:30h:

Barragem do Abrilongo já está cheia: