Sismos Portugal 2023

Acrescento ainda o seguinte cálculo: entre os pontos das suas órbitas em que Júpiter está mais longe e mais perto da Terra (de 928 milhões de Km a 628 milhões de Km), a variação da sua atracção é de 0,44%, ou seja, uma perturbação sobre a atracção da Lua de apenas 0,0042 %.

Obrigado pela excelente informação!

Sendo assim e como eu disse de manhã, o alinhamento dos planetas falado no vídeo não passa de uma mentira/expeculação e sendo assim, é perigoso expecular sismos apenas com este fator...

Obrigado pela excelente informação!

Sendo assim e como eu disse de manhã, o alinhamento dos planetas falado no vídeo não passa de uma mentira/expeculação e sendo assim, é perigoso expecular sismos apenas com este fator...
A questão aqui é como todos já falaram: o senhor funciona como aqueles que falam de signos. No mesmo signo acertam para uns e falham redondamente para outros. Só é divertido ver como ele lança assim os dados e espera acertar num sismo qualquer naquelas alturas :lol:

Há 12 anos atrás todos os cientistas afirmavam que não havia correlação entre máximos solares e sismos. Hoje em dia estamos num meio termo e se calhar daqui a a 12 anos essa relação é estabelecida. Não sou cientista nem nada que se pareça, mas pelo senso comum parece-me que existe alguma relação.

Há 12 anos atrás todos os cientistas afirmavam que não havia correlação entre máximos solares e sismos. Hoje em dia estamos num meio termo e se calhar daqui a a 12 anos essa relação é estabelecida. Não sou cientista nem nada que se pareça, mas pelo senso comum parece-me que existe alguma relação.

Mas a realidade não é bem essa.

O artigo que publicaste (de há 12 anos) (já) indicou que havia uma associação. Pode é não agradar porque a mesma não era linear (Máximo solar -> vão haver terramotos apocalíticos em todo o lado).

Como não percebo peva das metodologias dos mais diversos estudos na área, termino a minha intervenção com o seguinte:

Todos os países do Anel do Fogo têm o maior interesse em saber prever terramotos (devastadores).

Na vasta maioria das vezes, certos tipos de conhecimento que são publicitados como disruptores ou exóticos persistem na obscuridade por motivos válidos. Pior ainda, quando são propagandeados de forma simplista e/ou distorcida por leigos que também percebem peva das mais diversas metodologias utilizadas. O que interessa é a conclusão.

Quem nos dera que o sol fosse responsável por tudo e mais alguma coisa neste planeta. Poupava-se muita cheta.

Última edição:
Mas a realidade não é bem essa.

O artigo que publicaste (de há 12 anos) (já) indicou que havia uma associação. Pode é não agradar porque a mesma não era linear (Máximo solar -> vão haver terramotos apocalíticos em todo o lado).

Como não percebo peva das metodologias dos mais diversos estudos na área, termino a minha intervenção com o seguinte:

Todos os países do Anel do Fogo têm o maior interesse em saber prever terramotos (devastadores).

Na vasta maioria das vezes, certos tipos de conhecimento que são publicitados como disruptores ou exóticos persistem na obscuridade por motivos válidos. Pior ainda, quando são propagandeados de forma simplista e/ou distorcida por leigos que também percebem peva das mais diversas metodologias utilizadas. O que interessa é a conclusão.

Quem nos dera que o sol fosse responsável por tudo e mais alguma coisa neste planeta. Poupava-se muita cheta.
Não é só o Sol certamente mas deve contribuir de alguma forma

• Gosto
Reactions: Wessel1985
Mais dois eventos ontem sentidos na Ilha Terceira um relacionado com Santa Bárbara e outro no mar mas com uma magnitude maior ...

Sismo sentido na ilha Terceira

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 10:42 (hora local = hora UTC), do dia 23 de setembro foi registado um evento com magnitude 2,3 (Richter) e epicentro a cerca de 3 km a ESE de Serreta, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Serreta, Doze Ribeiras, Santa Bárbara, Raminho.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes

IVAR/CIVISA

Sismo sentido na ilha Terceira

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 22:03 (hora local = hora UTC), do dia 23 de setembro foi registado um evento com magnitude 3,4 (Richter) e epicentro a cerca de 32 km a ESE de São Sebastião, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) na freguesia de Vila das Lajes (concelho de Praia da Vitória, ilha Terceira).
O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes

IVAR/CIVISA

Facilmente os 2 sismos mais intensos que me recordo de sentir (contem com 20 anos nisto).
Confirmo. Estava ao telefone com um amigo e sentimos dois sacões grandes.

Depois mais um que fez estremecer os candeeiros e também intenso.

Viemos até ao cerrado do bailão para uma zona em céu aberto.

Os cães ladram.

Senti o 1º sismo às 16h45 (diria
Senti o 2º sismo às 16h47
E um 3º sismo de muito menor intensidade pelas 16h49 +/-
(estou a diferenciar por ter sentido intervalos entre eles, mas pode ser sido o mesmo)

Isto diria intensidade IV, se não mesmo V.

A minha avó está em completo sobressalto. Geração que viveu o pior dos sismos na Terceira...

Última edição:
Senti o 1º sismo às 16h45 (diria
Senti o 2º sismo às 16h47
E um 3º sismo de muito menor intensidade pelas 16h49 +/-
(estou a diferenciar por ter sentido intervalos entre eles, mas pode ser sido o mesmo)

Isto diria magnitude IV, se não mesmo V.

A minha avó está em completo sobressalto. Geração que viveu o pior dos sismos na Terceira...
Desde a crise do Banco D. João de Castro que não sentia eventos tão fortes por aqui.

3 eventos sentidos em tão curto espaço de tempo não acontecia há muito tempo.

No meu prédio saiu tudo em sobressalto.