Sismos Portugal 2023

Estava em casa (São Mateus da Calheta) e senti dois deles. O primeiro dos dois que senti mais me pareceu uma explosão do que outra coisa.
Também tentei preencher o formulário do CIVISA mas não consigo. Talvez muita gente a tentar o mesmo.
Já há bastante tempo que não sentia sismos tão fortes. Os meus gatos e cães ficaram desatinados.

Dois sismos, de magnitudes 4,4 e 4,1, registados nos Açores.​

Sismos foram registados na Ilha Terceira.

Dois sismos, de magnitude 4,4 e 4,1, na escala de Richter foram, esta segunda-feira, registados na Ilha Terceira, no Arquipélago dos Açores.

Segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o primeiro abalo aconteceu pelas 16h44 locais (17h44 em Portugal continental). Três minutos depois - pelas 16h47 locais - ocorreu outro sismo, de magnitude 4,1.

Os dois sismos ocorreram na região da Serra de Santa Bárbara.

[Notícia em atualização]

Pessoal. Acabo de ver fumo na Serra de Santa Bárbara no local onde estou.

Pelo menos um foco de fumo.

Carece de confirmação mas pareceu me muito fumo do local onde estou apesar de poder ser também as nuvens mas se são nuvens enganam bem.

Tenta confirmar o que será, ou se serão apenas nuvens... (deve ser o mais provável, senão já seria falado por aí...)

Erupção não pode ser… uma vez que assim fosse, teriam que estar a sentir tremor vulcânico. E de facto isso não está a ocorrer.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Entretanto os eventos foram sentidos também em São Miguel. Voltando à realidade e pedindo mais uma vez desculpa aos foristas pela minha errada percepção :facepalm:

Sismos sentidos nas ilhas Terceira e São Miguel

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 16:44 e às 16:47 (hora local = hora UTC), do dia 25 de setembro foram registados dois eventos na ilha Terceira. O primeiro evento com magnitude 4,0 (Richter) teve epicentro a cerca de 3 km a NE de Santa Bárbara, ilha Terceira. O segundo evento com magnitude 4,0 (Richter) teve epicentro a cerca de 2 km a NE de Santa Bárbara, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento os sismos foram sentidos com intensidade máxima V (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias da zona oeste da ilha Terceira. Os eventos foram ainda sentidos com intensidade IV/V na zona leste da ilha Terceira e com intensidade II/III no concelho de Ponta Delgada (Ilha de São Miguel).

Estes eventos inserem-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes

IVAR/CIVISA

Última edição:
Mais um comunicado de um terceiro evento sentido.

Sismo sentido na ilha Terceira

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 16:53 do dia 25 de setembro foi registado um evento com magnitude 2,0 (Richter) e epicentro a cerca de 2 km a ENE de Doze Ribeiras, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) na ilha Terceira.

Estes eventos inserem-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.
Fontes

CIVISA/IVAR