Varzea de Aljezur em dias recentes caiu mais de 5 graus abaixo de zero.
Sim, é um local com grande capacidade para acumular ar frio em situações de inversão térmica. Mas não consegue competir com os vales encaixados de Trás-os-Montes onde há verdadeiros poços de frio em que o Sol não chega nos meses de Inverno.
Sim esta perto do solo, vou ter de corrigirPrendeu a trailcam a uma árvore pelo menos a 1-2 metros ou deixou ao nível do solo?
Envolvo sempre o meu auriol (sensor interior) numa saca plástica para não apanhar gelo na medição das mínimasCom frio junto ao solo a temperatura é mais baixa que a medição padronizada da temperatura do ar ou temperatura é mais alta com calor no Verão,
Independentemente disso é mesmo recomendável que não use a cam demasiado próximo do solo no Inverno sobretudo por causa da humidade, que persiste durante mais tempo próxima do solo.
Apesar da temperatura estar dentro do range certificado do equipamento, como saberá, tudo o que seja electrónica com comunicações e baterias, detestam humidade, quanto menos tempo lida com humidade excessiva maior a longevidade do material e os fabricantes certificam equipamentos face à temperatura mas fazem-se distraídos em relação à humidade
Um local a acompanhar, Parque da Quinta da Granja, em Benfica, perto do Colombo:
A foto foi tirada por mim na semana passada.
A inversão parece ser forte neste local. Passo todos os dias por lá e tenho sempre que meter o capuz para não rapar um frio desgraçado.
O @rozzo é capaz de ter mais informações.
Interessante. Hei-de investigar.Outra zona ali perto bem fria, é do outro lado da colina onde fica o cemitério de Benfica, aquela estrada que vai ter à estação de metro da Amadora-Este. Também tem ali um descampado numa zona baixa, que penso será mais frio ainda que esse jardim em frente ao Colombo.