Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
boa tarde!

Pelo que vejo no NOAA, há previsão de chuva a partir do dia 6 e nas próximas semanas! Sei que é a longo prazo mas alguém aqui confirma isto, ou é apenas futurologia de modelos?

É uma forte possibilidade entre dia 4 e dia 6 termos muitas trovoadas :thumbsup::viva: depois do dia 6 promete mas logo se verá..

boa tarde!

Pelo que vejo no NOAA, há previsão de chuva a partir do dia 6 e nas próximas semanas! Sei que é a longo prazo mas alguém aqui confirma isto, ou é apenas futurologia de modelos?
Para a semana é provável que venham aguaceiros/ trovoadas, visto que uma depressão vinda de sul/ sudoeste deverá passar pelo território em especial na região sul, é o que está modelado neste momento. Mas isto é apenas uma tendência provável.

Para a semana é provável que venham aguaceiros/ trovoadas, visto que uma depressão vinda de sul/ sudoeste deverá passar pelo território em especial na região sul, é o que está modelado neste momento. Mas isto é apenas uma tendência provável.

O melhor poderá estar lá para a frente :rolleyes:

Sim de acordo com os modelos teremos uns 4/5dias quentes com algum calor interessante para que de dia 7 em diante tenhamos o regresso da chuva e do tempo fresco. Esperamos que sim, porque queremos um Maio a moda antiga, ou seja com um pouco de tudo.

Tudo se conjuga nesse sentido. Esperemos que os modelos não voltem atrás, mas estou convencido que não, a atmosfera continua muito dinâmica no Atlântico.
Falando da minha opinião pessoal, este tempo quente e seco, está óptimo ou seja, com conta peso e medida.

De saída em saída, as run's do GFS têm tirado precipitação :suicidio:, mas agora (run das 12H) dão a "fantástica" :lmao: quantidade de 3,3mm de quarta para quinta no meteograma para Ponte de Sôr :( . Quero trovoadas! :pray: :trovao:

De saída em saída, as run's do GFS têm tirado precipitação :suicidio:, mas agora (run das 12H) dão a "fantástica" :lmao: quantidade de 3,3mm de quarta para quinta no meteograma para Ponte de Sôr :( . Quero trovoadas! :pray: :trovao:
Isso não quer dizer nada em eventos convetivos os modelos podem prever 3mm e pode chover 20mm por exemplo. Mas vai-me parecendo quase certa essa instabilidade.
Mas nisso concordo, temos até tido bons eventos de chuva este ano mas trovoadas até agora poucas.

Eu quero é calor sem chuvinha, tira uma pessoa férias nessa semana para chover. :suicidio: :lmao:

Boas. Neste momento e de acordo com os modelos, a tendência é esta para os próximos 15 dias. Tempo seco e quente, a cheirar a verão, até quinta-feira dia 5. Daí em diante, os modelos vão insistindo no regresso da instabilidade e de descida das temperaturas, para valores dentro ou ligeiramente abaixo da média e para todo o território. É um cenário que, apesar da distância temporal é cada vez mais provável e creio que se vai confirmar. O anticiclone andará cá e lá, o que permitirá a aproximação de depressões. E como disseram aqui, o Atlântico está muito ativo ainda e isso é bom sinal e regra geral é chuva pela certa. Gostaria de saber como estamos a nível de teleconexoes e de temperaturas do mar. Seria interessante verificar esses dados, são fatores que influenciam a existência ou não de instabilidade. Estou a gostar do que vejo nos modelos, espero mesmo que se concretize e a ser este Maio será bastante diferente do maio do ano passado e ainda bem. O normal em Maio é isto. Esperamos que um maio algo antagônico e instável, seja o pontapé de saída para um verão em grande algo quente e turbulento. :thumbsup:

A circulação zonal continua desaparecida. O Verão está à porta querendo isto dizer que a probabilidade de a mesma surgir é baixa (o seu surgimento significaria um verão anómalo). Contudo, estou particularmente interessado na posição do anticiclone neste verão. Nos próximos dias o GFS mete o anticiclone tendencialmente a oeste dos Açores significando isto temperaturas tendencialmente frescas.

O início da temporada de furacões pode estacionar o anticiclone na sua posição normal. Por outro lado, o regime atual pode continuar (circulação meridional com um anticiclone mais ou menos móvel na direção oeste-este). Isto significaria um verão instável nos Açores. Não só ajudaria os furacões a chegarem ao arquipélago mais cedo como permitiria a passagem de rios atmosféricos/plumas tropicais tendencialmente mais intensos do que no inverno.

As festas do Senhor Santo Cristo começaram oficialmente ontem em S. Miguel. Há 4 anos, a mesma festa (dias mais tarde) foi marcada por tempo severo incluindo trovoada muito intensa:

O tópico apropriado já tem poucas imagens disponíveis. Na altura a responsável foi uma depressão a sul:

http://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-acores-e-madeira-maio-2012.6485/page-9#post-328474

Nesta altura do campeonato, reservo já as faixas, e arrisco, virá ai instabilidade após quarta/quinta feira, e porque o que vejo dos modelos será um evento bem interessante.
O curioso como tem sido apanágio dos últimos meses, é que este evento quente irá ser menor temporalmente e menos intenso com menos calor do que se perspectiva á uns dois,três dias, é interessante que á medida que nos aproximamos a tendência tem sido a retirada do calor e não o contrário.
Estou a gostar do que vejo, como gostei da parte final deste Inverno e da Primavera e estou a gostar da tendência que se tem visto nos modelos.
A :rain: virá ai, e como diz o Forrest Gump: Again! :huhlmao:

Nesta altura do campeonato, reservo já as faixas, e arrisco, virá ai instabilidade após quarta/quinta feira, e porque o que vejo dos modelos será um evento bem interessante.
O curioso como tem sido apanágio dos últimos meses, é que este evento quente irá ser menor temporalmente e menos intenso com menos calor do que se perspectiva á uns dois,três dias, é interessante que á medida que nos aproximamos a tendência tem sido a retirada do calor e não o contrário.
Estou a gostar do que vejo, como gostei da parte final deste Inverno e da Primavera e estou a gostar da tendência que se tem visto nos modelos.
A :rain: virá ai, e como diz o Forrest Gump: Again! :huhlmao:
É verdade. Quinta feira as temperaturas já descem e deve chover. Por isso, a instabilidade é quase certa que virá e quase aposto que poderá ficar por cá até meados do mês com dias um tanto frescos. Seria muito bom de facto. E tudo porque o anticiclone irá posicionar-se a oeste dos Açores, por outro lado teremos um anticiclone na europa central o que permitirá que as depressões se aproximem da península ibérica. Gosto deste padrão. Parece que os Maios que conheci na minha infancia/adolescentes estão de volta. Esperemos que os modelos continuem a insistir nesta tendência a médio prazo e que acentuam de preferência.

• Gosto
Reactions: Topê e Thomar
Trovoada ainda aceito agora chuva estou farto! Espero que a tendencia seja para tudo se dissipar!

Se os modelos mantiverem mais ou menos este cenário poderemos ter trovoadas, e daquelas primaveris, com temperaturas mais altas. As que dão mais gosto portanto. Ainda não se sabe ao certo que zonas serão mais afectadas, para o interior a festa para já parece garantida, como é costume nestas cutt-off's.

Mas lá está, para termos algo decente neste nosso cantinho os ingredientes têm de estar lá todos, tem de haver quase um alinhamento dos astros. Estou à espera de um bom evento convectivo quase há cinco anos. Daqueles que as células rebentam e atravessam o continente de sul para norte, com temperaturas elevadas. A última vez que vi isso cá no litoral foi no 21 de Agosto de 2011. Esses eventos apareciam quase todos anos de maio a setembro, antigamente. Agora parece que são cada vez mais raros.

Vamos ver o que nos reserva esta semana.

Estado
Fechado para novas mensagens.